Como recuperar de uma apendicite

Como recuperar de uma apendicite

A apendicite aguda é a inflamação da mucosa que cobre a superfície interna do apêndice vermiforme, uma pequena bolsa que se encontra perto do ponto de junção do intestino grosso com o intestino delgado. A apendicite é uma doença que afeta mais de 20% da população mundial, mais comum entre os homens e normalmente aparece entre os 15 e os 30 anos. Atualmente a operação da apendicite é feita através de laparoscopia e a recuperação total demora cerca de um mês. A seguir explicamos-lhe o que deve fazer para se recuperar mais rapidamente e melhor da apendicite.

Passos a seguir:
1

Siga as indicações que o seu médico lhe disser para tratar a apendicite. O médico é quem melhor conhece o seu caso e as recomendações que aqui lhe damos são genéricas mas devem ser acompanhadas por um médico.

2

O pós operatório de uma apendicite costuma ser de 2 a 4 dias. Durante o primeiro dia não se deve comer sólidos e ficar na cama, depois das primeiras 24 horas pode começar com a ingestão de líquido e semilíquidos como os iogurtes.

3

A partir das 36 horas já pode começar a comer alguns sólidos e a medicação é paracetamol e analgésicos. O doente deve começar a pôr-se de pé e andar um pouco. Às 48 horas o doente costuma ter alta e pode continuar a sua recuperação em casa. Uma vez desaparecidos os sintomas mais agudos e inquietantes pode passar a uma dieta líquida de sucos, de cenoura, beterraba, mirtilo ou uva.

4

Durante a primeira semana depois da operação da apendicite os pontos estarão sensíveis e o doente deve resguardar-se em repouso. Aos 7 dias poderá retirar os pontos. Durante os 3 ou 4 dias seguintes a sair do hospital deve comer produtos grelhados ou cozidos. É importante que o doente esteja sempre hidratado e beba muita água e sumo.

5

Durante os 7 dia em que o doente tenha os pontos não poderá tomar banho nem na piscina nem na banheira (banho de emersão), a higiene deve ser feita com água corrente para evitar as infeções.

6

Depois de os pontos serem eliminados podemos começar a fazer uma vida normal, mas cuidado não pode praticar esportes até passar um mês depois da operação à apendicite.

7

Durante a recuperação à apendicite se o doente tiver febre, vômitos ou tonturas deve ir rapidamente às urgências.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como recuperar de uma apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Alguns produtos de homeopatia podem ajudar a curar mais rapidamente a apendicite, estes são os mais importantes: Aconitum napellus, Belladonna, Bryonia, Crotalus horridus, Iris Tenax, Lachesis ou Mercurius que podem ser de grande utilidade.