menu
Partilhar

Como reduzir meu consumo de carne

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como reduzir meu consumo de carne
Imagem: creceroperecer.com

São muitas as razões pelas quais alguém pode precisar reduzir seu consumo de carne. A hipertensão, o colesterol alto, problemas com o ácido úrico ou os triglicéridos altos são algumas das condições que nos podem levar a reduzir a ingestão desta proteína animal. No entanto para quem não está acostumado pode representar uma mudança muito radical, por isso em umComo.com.br damos algumas informações para que você descubra como reduzir seu consumo de carne e garantir sua saúde.

Também lhe pode interessar: Como substituir a carne na minha dieta
Passos a seguir:
1

Existe um mito de que a carne é imprescindível para manter a saúde de nosso corpo. Deixe de lado essas ideias falsas e concentre-se em realizar mudanças na sua dieta que favoreçam sua saúde.

Comece por diminuir a frequência semanal do consumo de carne e reduza também as porções ingeridas. Lembre-se que se entende por carne, não só as carnes vermelhas ou as de aves, mas também:

  • Os embutidos: chouriço, salsicha, linguiça, entre outros.
  • Outros produtos fabricados com carne, por exemplo, os patês.

Se você diminuir a ingestão desses alimentos devido à saúde, a melhor alternativa é optar por embutidos leves como o presunto de peru e carnes magras como o frango ou peru. Se fizer isso porque deseja praticar uma dieta vegetariana, então deverá diminuir por completo o consumo de qualquer alimento que contenha carne.

Como reduzir meu consumo de carne - Passo 1
2

Um aspecto importante que você deve levar em conta ao reduzir o consumo de carne, é encontrar substitutos vegetais que lhe permitam ingerir o ferro e a proteína que seu corpo precisa. Para consegui-lo convidamos você a consultar nosso artigo sobre como substituir a carne em sua dieta, com simples indicações que poderá seguir facilmente.

3

Na compra semanal, adquira mais vegetais, frutas e legumes e menos carnes. Você ficará impressionado com a variedade que oferece o mercado, e também das muitas alternativas quanto às receitas vegetais que poderá encontrar. Nossa recomendação é que escolha produtos da temporada, que não só são mais econômicos mas também são mais saborosos.

4

Reduzir o consumo de carne implica procurar outras alternativas para se alimentar no dia a dia, mas é importante que comece pouco a pouco, por exemplo:

  • Eliminando os produtos com carne do seu café da manhã, para começar o dia de forma saudável;
  • Jantando vegetais várias vezes por semana, em vez de outros produtos, como embutidos; Você pode optar por saladas, uma torta de espinafres, um preparado leve de legumes ou um creme de vegetais;
  • Pesquise e descubra novas receitas sem carne que lhe agradem. Quando descobrir todas as possibilidades, você se sentirá bem mais animado a reduzir o consumo de carne.
5

Outra boa forma de reduzir o consumo de carne se não deseja ser vegetariano mas simplesmente melhorar sua saúde, é acrescentar à sua dieta mais peixe e menos carnes.

Os peixes azuis, ricos em omega 3 e óleos graxos benéficos, são uma excelente alternativa. Também outros peixes como o mero, o dourado ou a merluza têm baixo teor de gordura e são muito saudáveis para seu corpo.

6

Lembre-se de que toda mudança na dieta requer tempo para se adaptar e que pouco a pouco conseguirá atingir a meta de comer menos carne dia a dia. Além disso, ao fazer a dieta, não esqueça de optar por produtos de qualidade o mais ecológico possível, e que sejam de corte magro, desta forma você garante sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir meu consumo de carne, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

1 comentário
Gicineia Duarte
Como muita carne e tô acima do peso me ajudem

Como reduzir meu consumo de carne
Imagem: creceroperecer.com
1 de 6
Como reduzir meu consumo de carne

Voltar ao topo da página