Partilhar

Como reduzir o colesterol com a alimentação

O colesterol no sangue aumenta o risco de sofrer de uma doença coronária. Parte do colesterol é produzido naturalmente pelo corpo e o resto vem da alimentação, por isso é importante conhecer os fatores da alimentação responsáveis por aumentar o colesterol no sangue que são: gorduras saturadas. Estas encontram-se principalmente nos alimentos de origem animal e ácidos graxos trans, presentes nos alimentos processados e nos alimentos derivados de animais. Se você tiver cuidado com a sua alimentação poderá baixar o colesterol e diminuir o risco de contrair doenças de coração, por isso não espere mais e descubra neste artigo de umComo como reduzir o colesterol com a alimentação.

Passos a seguir:
1

Reduza a quantidade de carne da sua dieta

A carne vermelha, vísceras e embutidos são as principais fontes de colesterol e gorduras saturadas, por isso deverá substituir estes alimentos por outros que também tenham proteína como é o caso das carnes magras, os legumes, a soja, o seitan, etc.

2

Reduza o consumo de lácteos

O leite e os produtos lácteos também contêm gorduras saturadas e produzem aumento do colesterol. Assim, deverá substituir o leite integral e o queijo por produtos com baixo teor de gorduras para reduzir o conteúdo de gorduras saturadas e o colesterol.

3

Gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas

Ao invés de recorrer às gorduras saturadas e gorduras trans quando for cozinhar, você deve substituir as gorduras saturadas e gorduras processadas que contêm ácidos graxos trans por gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Assim, alguns bons exemplos que pode utilizar na cozinha são: o azeite de olive, o óleo de girassol e óleo de canola.

4

Coma mais peixe

O peixe contém gorduras insaturadas e um baixo teor de gorduras saturadas, pelo que será um alimento ideal para as pessoas com níveis excessivos de colesterol ruim. Além disso, peixes como o salmão e a cavala também contêm gorduras poliinsaturados, ácidos graxos ômega-3, que são particularmente úteis na redução das doenças coronárias.

Como reduzir o colesterol com a alimentação - Passo 4
5

Dieta alta em fibra

Consumir fibra ajudará a eliminar o colesterol ruim no sangue, uma vez que esta substância facilita a excreção através das fezes e, por sua vez evita o excesso de colesterol. Fontes boas de fibra são a aveia, cereais integrais, frutas e verduras, no entanto deverá ir incorporando a fibra solúvel progressivamente na sua dieta para evitar assim um excesso da mesma que pode causar a redução da absorção de vitaminas e minerais através do trato digestivo.

6

Ovos

As gemas do ovo contêm colesterol e, por isso costumam estar incluídas entre a lista de alimentos prejudiciais para o colesterol. Apesar disso, as claras não têm colesterol e são uma boa fonte de proteínas, deste modo poderá comer a parte branca dos ovos sem correr o risco de aumentar os níveis de colesterol ruim.

7

Cozimento dos alimentos

Na hora de cozinhar, também deverá estar muito atento às técnicas de cozimento que utiliza. As frituras e os molhos disparam o seu colesterol de forma notória. Por isso, é recomendável que cozinhe ao vapor e na chapa para conseguir receitas mais saudáveis e para manter os seus níveis de colesterol controlados.

8

Alimentos que melhoram o colesterol

Além daqueles alimentos proibidos para as pessoas com colesterol alto, também existem outros que são benéficos para baixar o colesterol:

  • Aveia
  • Verduras de folhas verdes
  • Peixes azuis
  • Legumes
  • Frutas cítricas
  • Soja
  • Frutas secas

Lembre-se que os alimentos bons para baixar o colesterol deverão ser sempre combinados com uma rotina de exercício diário para manter a saúde em ótimas condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o colesterol com a alimentação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em caso de dúvida, consulte sempre o seu médico ou nutricionista.

Escrever comentário sobre Como reduzir o colesterol com a alimentação

1 comentário
A sua avaliação:
ladenir crivelaro
preciso de mais imfromaçoes

1 de 4

Voltar ao topo da página