Como reduzir o inchaço causado por um piercing na língua

Como reduzir o inchaço causado por um piercing na língua

Os piercings na língua fazem-se cortando um buraco limpo diretamente através da língua de cima para baixa com uma agulha com cânula oca. As agulhas mais comuns para perfurações na língua são de 12 e 14 ml, mas mesmo com uma agulha relativamente fina, o que pode causar inflamação. Alguns perfuradores prendem a extremidade da língua com uma gaze esterilizada em vez das pinças, uma vez que as pinças podem exacerbar a inflamação. Não importa que técnica utilize o perfurador ou o grau de inflamação que experimenta, há vários passos que você pode e deve seguir para ajudar a minimizar o desconforto causado por um piercing. Neste post do umCOMO respondemos: língua inchada, como desinchar?

Vai precisar de:

Língua inchada, como desinchar?

Antes de tudo, é importante entender que as condições normais de cicatrização de um piercing oral se aplicam apenas a situações em que todas as normas de higiene e segurança (ferramentas esterilizadas e técnicas de assepsia) tenham sido seguidas durante todo o processo.

Sendo assim, evite fumar, beber álcool e tomar drogas até que o piercing na língua se cure por completo. Embora, possa parecer algo de senso comum, aqueles que optam por ignorar este conselho, muitas vezes a sua língua acaba por inchar muito mais do que o necessário. Outro cuidado importante é não compartilhar copos e talheres com outras pessoas, assim como evitar levar objetos estranhos à boca por distração. Também é crucial evitar 'brincar' com a joia na boca, isso pode prejudicar a cicatrização e manter o inchaço por mais tempo.

A própria saliva é um poderoso antisséptico natural, mesmo assim é muito importante que você manter a boca o mais limpa possível para reduzir ao mínimo o risco de entrada de bactérias na perfuração. Mude a sua escova de dentes logo assim que fizer o seu piercing na língua e enxague com enxaguante bucal sem álcool cada vez que comer ou beber algo que não seja água.

Gelo

Use sempre um copo de gelo e mantenha um cubo de gelo na boca sempre que for possível, deixe que se dissolva. Chupar gelo não reduz apenas o inchaço, como também alivia o desconforto.

Alimentação

Coma alimentos frios e suaves tais como o pudim e o gelado durante vários dias depois da perfuração. Os alimentos quentes e picantes, assim como crocantes, os alimentos salgados, como batatas fritas, podem aumentar a inflamação.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como comer depois de furar a língua.

Hora de dormir

Também é recomendado dormir com a cabeça levemente elevada nas primeiras noites. Para isso, utilize uma travesseiro extra ou uma almofada mais alta.

Medicamentos

Converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar ibuprofeno para desinchar a língua inchada. Em muitos casos ele pode ser consumido de forma controlada até 4 comprimidos de 200 mg a cada 6 horas para ajudar a controlar o inchaço, mas é fundamental ter acompanhamento médico.

Problemas relacionados ao uso de piercing na língua

Ainda que a aplicação do piercing na língua seja considerada uma prática segura dentro das condições de higiene e procedimentos de segurança, um artigo publicado pela revista científica Arquivos de Ciências da Saúde Unipar [1] revela que algumas das consequências conhecidas do uso de piercing em regiões orais e periorais podem ser:

  • Dor;
  • Edema;
  • Infeccção;
  • Transmissão de doenças;
  • Obstrução de vias aéreas secundárias por sangramento;
  • Sangramento prolongado;
  • Dentes lascados ou fraturados;
  • Trauma na gengova;
  • Hipersalivação;
  • Aspiração da joia;
  • Hipersensibilidade ao metal.

Isso não quer dizer que todas as pessoas que coloquem o piercing na língua desenvolvam esses problemas, mas sim que é fundamental aplicá-lo de maneira segura e seguir à risca todos os cuidados indicados pela pessoa profissional responsável. Mesmo assim, a qualquer sinal de febre ou ardência extrema, procure um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir o inchaço causado por um piercing na língua, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. FENATO, Márcia Cristina; MIURA, Cristina Sayuri Nishimura; BOLETA-CERANT, Daniela de Cassia Faglioni. Piercing bucal: sua saúde vale esse modismo?. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: <https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3419/2321/>. Acesso em 22 de maio de 2020.
Bibliografia
  • APP. Association of Professional Piercers. Orals Piercing Risks & Safety Measures. Disponível em: <https://www.safepiercing.org/docs/APP_OralRisk_Print.pdf/>. Acesso em 22 de maio de 2020.