Tomar comprimidos

Como reduzir os efeitos secundários dos antibióticos

Como reduzir os efeitos secundários dos antibióticos

Os antibióticos são uma das ferramentas mais importantes na medicina moderna, parando facilmente muitas infeções bacterianas que em séculos passados poderiam ser mortais. Os médicos não só receitam antibióticos para infeções simples, mas também para pessoas com um maior risco de infeções graves, tais como aquelas com deficiências imunitárias. Os possíveis efeitos secundários dos antibióticos incluem reações alérgicas, bem como uma variedade de problemas gastrointestinais, como náuseas e diarreia. Por vezes estes efeitos secundários são inevitáveis, mas você pode tomar algumas medidas para minimizar o risco.

Também lhe pode interessar: Posso beber tomando antibiótico?

Passos a seguir:

1

Fale com o seu médico sobre qualquer antecedente que tenha tido sobre as reações aos antibióticos. Em particular, o seu médico precisa saber se você alguma vez teve uma reação alérgica a um antibiótico. Com esta informação, o seu médico pode evitar a prescrição de antibióticos que podem causar problemas.

2

Informe o seu médico sobre qualquer outro medicamento ou suplemento de ervas que esteja tomando. Por vezes os antibióticos podem interagir com outros medicamentos, piorando os efeitos secundários dos antibióticos (ou dos outros medicamentos).

3

Consulte o seu farmacêutico sobre o momento adequado para tomar o antibiótico que o seu médico lhe receitou. Alguns antibióticos devem ser tomados às refeições, enquanto outros devem ser tomados com o estômago vazio. Utilizando o antibiótico como é indicado reduz o risco de efeitos secundários adversos e aumenta as possibilidades de o antibiótico fazer o seu papel.

4

Adicione iogurte natural à sua dieta ou tome um suplemento probiótico. Alguns peritos em medicina alternativa acreditam que aumentar o consumo de bactérias saudáveis durante e depois do tratamento antibiótico evitará que as bactérias saudáveis de esgotem no intestino. Alguma evidência científica sugere também que o uso de probióticos reduz o risco de diarreia devido a terapia com antibióticos.

5

Diga ao seu médico os efeitos secundários que teve durante o tratamento com antibióticos. Chame imediatamente o seu médico se desenvolver uma erupção ou tiver dificuldade para respirar durante o uso de um antibiótico, uma vez que estes sintomas podem significar que você é alérgico a esse antibiótico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir os efeitos secundários dos antibióticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Se você está interessado na utilização de suplementos probióticos, certifique-se de esclarecer o tema com o seu médico, uma vez que estes podem ser contraindicados para pessoas com determinadas doenças de saúde. O iogurte é quase sempre seguro a menos que tenha uma alergia a produtos láteos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Roberta Alexandra Ribeiro
Tomei um antibiótico e ele me deu tremedeira e visão embaçada e tbem tenho fraqueza e muita dor nos tornozelos...e ainda perdi o apetite pois como na marra... Tô bebendo muita água sucos e água com limão. Também tem dias que meu coração parece que acelera mais logo se acalma... E fico um pouco mais ansiosa... O que eu faço? Por favor me ajudem pois faz uma semana que estou assim... Desde de já obrigada
A sua avaliação:
joaquim tinoco
preciso de ajuda tomei muito antibioticos e tenho dores abdominais e dor na virilha a minha flora intestinal esta compremitida me ajudem por favor.
Maria de Lourdes louizos
Que fazer para reduzir os efeitos colaterais dos antibióticos?
Maria de Lourdes louizos
Antibióticos me faz muito mal, mas se tenho que tomar, como combater esses efeitos colaterais?
sandra
Preciso de ajuda, pois não consigo tomar antibioticos, pois desencadeia uma dor de cabeça insuportavel. Já consultei com neurologista , gastrologista, mas eles não conseguem combater essa reacão adversa que tenho.
Como reduzir os efeitos secundários dos antibióticos