Como regenerar as gengivas

Como regenerar as gengivas

Gengivas retraídas são um dos problemas dentais mais frequentes, seja devido a alguma doença periodontal, como a gengivite, ou simplesmente porque os anos também se fazem sentir na sua boca. Existem soluções para ajudar a melhorar este estado. Neste artigo do umCOMO, saiba mais sobre como regenerar a suas gengivas, de para mantê-las saudáveis.

Passos a seguir:
1

Quando se trata de casos mais graves, em que as gengivas se retraem de forma pronunciada, a única solução é a cirurgia. Contudo, em casos mais ligeiros, há outras opções menos invasivas.

2

Uma das principais causas de retração das gengivas é a acumulação excessiva de tártaro. Este conduz à formação de bactérias, que vão também desencadear doenças periodontais. Isto ocorre nos casos em que a higiene dentária não é a mais adequada e não se realizam visitas periódicas ao dentista para realizar uma limpeza.

3

Nestes casos, os médicos optam por aplicar uma raspagem e alisamento radicular, procedimento que requer anestesia. Trata-se de um processo em que se elimina a placa acumulada na linha das gengivas e os dentes são libertados de todo o tipo de bactérias. Deste modo, a gengiva volta a conectar-se com a raiz do dente.

4

É normal existir uma leve retração da gengiva devido à acumulação de placa. Nestes casos, se a sua higiene dentária é adequada, o problema resolve-se com uma limpeza de rotina no seu dentista.

5

Também existem alguns alimentos e hábitos para ajudar a manter as suas gengivas sãs, o que se irá traduzir também em dentes em bom estado.

6

No entanto, o melhor tratamento para regenerar as gengivas é o preventivo. É muito importante lavar adequadamente os seus dentes pelo menos três vezes por dia, usar fita dentária uma vez por dia e consultar um especialista a cada seis meses, para realizar uma limpeza profunda. Estas recomendações simples manterão a saúde das suas gengivas e dos seus dentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como regenerar as gengivas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.