Como remover um esporão

Como remover um esporão

Os esporões ocorrem devido a calcificações que se produzem ao redor do osso do calcanhar do pé. Trata-se de uma doença muito comum que pode ser acompanhada de fascite plantar, que é o que provoca dor às pessoas que sofrem com isso, especialmente ao caminhar, e é necessário recorrer a um médico para tratá-lo. O podólogo será o seu melhor aliado na hora de tratar este problema ósseo, ainda assim neste artigo de umComo.com.br vamos lhe explicar alguns conselhos sobre como remover um esporão.

Passos a seguir:
1

No caso de acreditar que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa que deverá fazer é consultar um médico ou especialista para examiná-lo e confirmar o diagnóstico. Não espere que a dor lhe impeça de realizar atividades cotidianas como caminhar, consulte o médico aos primeiros sintomas para que lhe realizem um diagnóstico com os exames adequados.

Imagem: asocae.org
2

Para remover os esporões, será necessário que o seu pé ou pés estejam em repouso, no caso de fazer atividades como dança ou exercício físico, deverá reduzir a intensidade ou inclusive parar durante um tempo. Do mesmo modo, é imprescindível que saiba que não é uma tarefa simples reduzir esta protuberância do osso do calcanhar e, por vezes, só é possível através da cirurgia.

3

Além disso, para reduzir a dor e a inflamação do esporão, pode recorrer à aplicação de gelo. Lembre-se de cobrir o saco de gelo com um pano ou gaze antes de o aplicar sobre a zona afetada, para que não esteja em contato direto com a sua pele, ou usar compressas frias que poderá reutilizar sem problema. Deverá ser constante na hora de aplicar frio sobre a área dolorida, já que caso contrário não conseguirá o efeito desejado; pode fazê-lo antes de ir dormir como uma tarefa de rotina.

4

Usar palmilhas ortopédicas também pode ajudá-lo na hora de tratar o esporão, uma vez que fará com que o seu pé se apoie na palmilha e não diretamente sobre o sapato. Este tipo de palmilhas dispõem de uma zona mais macia na área do calcanhar que irá amortecer a pisada e aliviará a dor causada pelo esporão. No entanto, será necessário que consulte um médico ou especialista em ortopedia para que possa lhe recomendar as palmilhas mais apropriadas para o seu caso.

Imagem: yoymitendinitis.blogspot.com
5

Da mesma forma, os calcanhares e o uso de sapatos com salto macio também melhorarão a inflamação da zona em volta do esporão e farão com que a dor diminua nessa área. Deverá se lembrar que os pés são responsáveis por sustentar todo o peso do nosso corpo durante todo o dia e é por isso que devemos dar-lhe uma atenção especial para cuidar deles corretamente.

6

Por outro lado, os tratamentos de fisioterapia também costumam ser muito úteis na hora de combater este problema nos pés. Destaca-se que deverá dirigir-se a um especialista médico para determinar os passos a seguir. Além disso, existem exercícios para tratar um esporão de calcanhar que poderá realizar você mesmo em casa de forma fácil.

7

Àquelas pessoas a quem lhes causa bastantes dores a inflamação das áreas moles que cobrem o esporão, muitas vezes receitam-se medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, sempre sob prescrição médica. Nunca se deverá automedicar, uma vez que as consequências desta ação podem lhe causar efeitos adversos e se tornar muito graves, sobretudo se tomar outros medicamentos.

8

Quando nenhum dos métodos anteriores funciona na hora de remover o esporão e a dor que provoca, o podólogo ou médico que nos está tratando pode determinar a cirurgia como a única solução do problema. Para isso, será necessário comprovar a evolução do esporão, principalmente através de radiografias, e proceder à realização de uma intervenção cirúrgica pertinente.

9

Destaca-se que as pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propensas ao aparecimento de esporões nos seus ossos do calcanhar, por isso será imprescindível perder peso para aliviar os sintomas deste incômodo. Além disso, os esportistas também são outro dos grupos com maior propensão ao desenvolvimento do esporão, de maneira que ficarão obrigados a parar com a sua atividade.

Veja também: Como tratar um esporão com remédios caseiros

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Visite o seu podólogo para lhe realizar o diagnóstico e lhe oferecer o tratamento apropriado.