Como saber meu tipo sanguíneo

Como saber meu tipo sanguíneo

O tipo de sangue de uma pessoa é um dado clínico importante a se conhecer, especialmente em certas situações, como ao doar sangue, receber uma transfusão ou se submeter a uma cirurgia. Mas como são informações que podem ser ignoradas em consultas médicas de rotina, muitas pessoas acabam por não conhecer o próprio tipo sanguíneo.

Assim como a cor do cabelo ou dos olhos, os tipos sanguíneos são transmitidos de pais para filhos por herança genética. Todos eles dependem das proteínas exibidas pelos glóbulos vermelhos que circulam nas artérias e veias. Para saber responder a pergunta como saber meu tipo sanguíneo, as variedades existentes e suas respectivas compatibilidades, no unCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Quais são os tipos sanguíneos

Existem duas classificações para determinar o tipo de sangue: o sistema ABO e o fator RH. A letra que nomeia os tipos de sangue na classificação AB0 corresponde a uma proteína (A, B e O) com ou sem a capacidade de revestir os glóbulos vermelhos. O sangue também pode ter anticorpos que reagem a outros tipos de sangue que não pertencem ao seu grupo.

Por um lado, os 4 grupos sanguíneos do sistema AB0 são os seguintes:

  • A: contém proteínas A e anticorpos anti-B.
  • B: contém proteínas B e anticorpos anti-A.
  • AB: contém ambas as proteínas, mas nenhum dos anticorpos.
  • O: não contém proteínas, mas ambos os tipos de anticorpos.

Por outro lado, o sangue também pode ser classificado de acordo com a presença de outro grupo de proteínas nos glóbulos vermelhos do sangue chamado fator Rhesus ou fator RH:

  • RH+: se ele tiver as proteínas da superfície celular.
  • RH -: ausência de proteínas de superfície celular.

Assim, há um total de 8 grupos sanguíneos: O positivo (O+), O negativo (O-), A positivo (A+), A negativo (A-), B positivo (B+), B negativo (B-), AB positivo (AB+) e AB negativo (AB-).

Quase 90% da população brasileira tem sangue do tipo A ou O.[1] Globalmente, o grupo O positivo (O+) é o mais comum.

Compatibilidade de tipos sanguíneos

Levando em consideração que existem 8 grupos sanguíneos, abaixo estão os tipos sanguíneos compatíveis:

  • A+: este é um dos grupos sanguíneos mais comuns. Você pode doar para A positivo e AB positivo. Além disso, você pode receber sangue de A+ e negativo e de O positivo e negativo.
  • A-: Os indivíduos pertencentes a este grupo podem doar sangue para AB positivo e negativo e A negativo e positivo. Eles podem receber sangue de A negativo e O negativo.
  • B+: pode doar para indivíduos AB positivos e B positivos, e pode receber sangue de indivíduos O positivos e negativos e B positivos e negativos.
  • B-: este grupo sanguíneo pode doar para AB positivo e negativo e B positivo e negativo. Recebe doações de O negativo e B negativo.
  • AB+: doa sangue ao AB positivo e é um receptor universal, ou seja, pode receber sangue de todos os grupos sanguíneos.
  • AB-: doa sangue para AB positivo e negativo e recebe sangue de A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo.
  • O+: doa para A positivo, B positivo, AB positivo e O positivo e recebe sangue apenas de O positivo e O negativo.
  • O-: é um grupo sanguíneo que pode doar para todos os outros tipos de sangue, é o doador universal, mas só recebe sangue do mesmo grupo sanguíneo.

Como saber meu tipo sanguíneo

Para identificar seu próprio tipo de sangue, você só precisa de um exame de sangue. Mesmo assim, você deve dizer aos profissionais de saúde que o atendem que deseja conhecer estes dados clínicos para poder determiná-los. Além disso, seu tipo de sangue também é registrado em seus registros médicos, caso tenha recebido uma transfusão de sangue, bem como em seu livro de registro familiar.

Você também pode descobrir o seu tipo de sangue após uma doação de sangue, pois esta informação também é fornecida neste caso. Entretanto, se você não tiver nenhum dos documentos acima mencionados, você pode descobrir seu tipo de sangue com um exame de sangue, pois ele pode determinar o fator e o grupo de RH.

Para determiná-lo com precisão, é preciso primeiro fazer o teste ABO para descobrir o grupo sanguíneo, cuja amostra é misturada com os anticorpos A e B para verificar sua reação. O segundo passo para determinar o tipo de sangue envolve a mistura da amostra de sangue com algum soro para análise do fator RH.

Agora que você conhece todas estas novas informações sobre como descobrir meu tipo sanguíneo, recomendamos que siga lendo artigos sobre o tema como: Gay pode doar sangue e Posso doar sangue menstruada?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber meu tipo sanguíneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Referências
  1. BEM-ESTAR. Quase 90% da população brasileira tem sangue dos tipos A ou O. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/10/quase-90-da-populacao-brasileira-tem-sangue-dos-tipos-e-o.html> Acesso em: 21 de julho de 2022.