Partilhar

Como saber o melhor momento para engravidar

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 30 agosto 2017

Poucos são os casais que conseguem engravidar depois de apenas um mês tentando, e muitas vezes buscam diferentes opções para os ajudar a aumentar as chances de conceber um bebê. E uma das mais simples e eficazes às quais podem recorrer, é a de calcular os dias férteis da mulher para saber com muito mais precisão qual é o momento ideal para ter relações e conseguir essa gravidez tão desejada. Preste atenção ao seguinte artigo do umComo no qual lhe vamos ajudar a saber o melhor momento para engravidar e lhe explicamos tudo o que precisa saber sobre a ovulação feminina.

Também lhe pode interessar: Qual a melhor época para engravidar?
Passos a seguir:
1

O melhor momento para tentar engravidar é durante a ovulação e, por isso saber quais são os seus dias mais férteis é a chave para aumentar as chances de conceber um bebê e conseguir o seu objetivo de ser mamãe. Antes de calcular os dias férteis, é importante conhecer de que forma funciona o ciclo menstrual, que costuma ter uma duração de 28 dias e se inicia com o primeiro dia da menstruação e finaliza no dia anterior ao começo do período seguinte. Mesmo na metade do ciclo menstrual (aproximadamente nos dias do 12 ao 18), ocorre a ovulação que é quando um óvulo é liberado do ovário e desce pela trompa do Falópio, estando pronto nesse preciso momento para ser fertilizado.

2

Para saber com exatidão quando ocorre a sua ovulação e o melhor momento para engravidar, deve ter em conta que este dado estará determinado pela duração do seu ciclo menstrual:

  • As mulheres com um ciclo menstrual regular, que têm uma duração de 28 dias, costumam ovular na metade do ciclo, ou seja, por volta do dia 14 antes da menstruação vir.
  • Em contrapartida, as mulheres com ciclos menstruais irregulares e com uma duração de mais de 35 dias, costumam ovular entre os dias 19 e 25.
  • E as mulheres com ciclos menstruais mais curtos e inferiores a 23 dias, podem ovular entre os dias 7 e 13.
3

O dia da ovulação, assim como os dois ou três anteriores, é o momento perfeito para o óvulo ser fertilizado e ocorrer a gravidez. Embora o óvulo tenha uma vida de 24 horas uma vez passada a ovulação, os espermatozoides mantêm-se ativos nas trompas do Falópio de três a quatro dias depois da relação, pelo que também pode conseguir a concepção e aumentar as chances se tentar nos dias antes da ovulação.

4

O corpo feminino passa por algumas mudanças durante a ovulação, pelo que há alguns sintomas que pode detetar e que lhe ajudarão a saber com mais certeza que se encontra nesses dias mais férteis. O normal é que ocorra um ligeiro aumento do fluxo vaginal, o qual apresenta uma consistência mais densa e viscosa e uma cor esbranquiçada, dor nos seios e dores na zona abdominal idênticas às que ocorrem durante a menstruação.

Também ocorre um aumento da temperatura basal do corpo, embora este seja muito reduzido e possa oscilar entre os 0,4 - 1 graus. Pode medir a temperatura todas as manhãs antes de se levantar da cama, e observar que os dois ou três dias antes da sua temperatura aumentar serão os seus dias mais férteis.

5

Se mesmo conhecendo toda esta informação ainda ficou com dúvidas sobre quando ocorre o momento mais fértil do seu ciclo menstrual ou, após muitas tentativas a gravidez não foi possível, então recomendamos que realize um teste de fertilidade feminina em casa. Os chamados testes de ovulação informam de quais são os seus dias mais férteis através de uma análise da saliva, pois durante a ovulação ocorre um aumento do número de sais na saliva da mulher, o que é causado pelo aumento dos níveis hormonais nesses dias do mês.

Veja também: Quantos dias após a menstruação posso engravidar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o melhor momento para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber o melhor momento para engravidar

1 comentário
cristiane
posso evitar o alcool mas o tabaco fica dificil, pois sem tabaco não tem baby

Voltar ao topo da página