Partilhar

Como saber o meu colesterol total

Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber o meu colesterol total
Imagem: topgesto.com.br

O colesterol e uma substância gordurosa que pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como o leite, a carne, os ovos, etc. Apesar de auxiliar no bom funcionamento das células do corpo, o colesterol em excesso pode acabar causando muitos danos ao nosso organismo, além de aumentar o risco de doenças cardíacas. Para saber se seu colesterol está em uma quantidade adequada ou se está em excesso, continue acompanhando este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: A cerveja faz aumentar o colesterol?

O que é colesterol?

É uma gordura produzida por nosso organismo e que pode ser encontrada em alimentos de origem animal, conforme citado acima. O colesterol é responsável pela produção de hormônios, como a vitamina D. Mas, se em excesso em nosso organismo pode propiciar o surgimento de doenças cardiovasculares.

Como o organismo tem capacidade para produzir o colesterol, mesmo quem mantém uma dieta vegetariana pode tê-lo em excesso.

Colesterol bom e colesterol ruim:

Em nosso organismo, existem três tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL), além do VLDL (que também é um colesterol ruim).

  • LDL (Low Density Lipoproteins): é a lipoproteína de baixa densidade, também conhecida por colesterol ruim, ou mau colesterol. O LDL tem essa má fama por propiciar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias. Assim, irá dificultar, ou interromper, o fluxo sanguíneo para os principais órgãos do corpo humano: cérebro e coração, podendo levar o indivíduo a sofrer um ataque cardíaco (infarto) ou derrame cerebral.
  • HDL(High Density Lipoproteins): é a lipoproteína de alta qualidade, também conhecida por bom colesterol. Ele é importante por retirar o colesterol ruim das artérias e levá-lo de volta ao fígado. Chegando ao fígado, o colesterol ruim é metabolizado e eliminado do organismo através das fezes. Dessa forma, se o indivíduo tiver níveis elevados do bom colesterol, menos chances ele tem de ter doenças cardíacas.
  • VLDL (Very Low Density Lipoprotein): é a lipoproteína de densidade muito baixa. Produzido pelo fígado, o VLDL é responsável por transportar os triglicerídeos pela corrente sanguínea, sendo utilizados para gerar energia ao corpo. E, assim como o LDL - se em níveis elevados - pode provocar o acúmulo de gordura e dificultar o fluxo sanguíneo pelas artérias, provocando algumas doenças do coração.

Valores de referência do colesterol bom e ruim

Os níveis adequados dos dois colesteróis devem ser:

  • HDL (bom clesterol) - igual ou superior 60mg/dl (miligramas por decilitro) de sangue. Considera-se baixo o valor inferior a 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres.
  • LDL (colesterol ruim) - igual ou menor que 100mg/dl. Considera-se altos os valores entre 160 e 189mg/dl e muito alto quando acima de 190mg/dl.
  • VLDL (colesterol de densidade muito baixa) - igual a 30mg/dl. É considerado baixo se for menor que 30mg/dl e alto se igual ou acima de 40mg/dl.

Como saber o colesterol total

O colesterol total é a soma dos três tipos citados acima. Sendo considerado normal quando os níveis são iguais ou superiores a 200mg/dl. Mas, acima de 240mg/dl já é considerado muito alto. O tratamento para colesterol alto é uma dieta equilibrada, exercícios físicos e, muitas vezes, o uso de medicamentos específicos.

Algumas dicas para aumentar o nível de HDL

  • Para pessoas com sobrepeso ou obesas: perda de peso;
  • Parar de fumar;
  • Evite o sedentarismo: pratique regularmente exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, ciclismo, natação, jogar basquete, futebol, por exemplo);
  • Não consumir bebidas alcoólicas;
  • Consumir alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, etc.)
  • Inserir gorduras saudáveis em seu cardápio (azeite, avelã, castanha, salmão, etc.).
Como saber o meu colesterol total - Como saber o colesterol total
Imagem: treinoparamulher.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o meu colesterol total, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber o meu colesterol total

Como saber o meu colesterol total
Imagem: topgesto.com.br
Imagem: treinoparamulher.com.br
1 de 2
Como saber o meu colesterol total

Voltar ao topo da página