A pronação do pé

Como saber qual o meu tipo de pisada

Pés Sem Dor
Por Pés Sem Dor. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como saber qual o meu tipo de pisada
Imagem: oschw.com

Para correr é necessário fazê-lo com os tênis adequados ao seu tipo de pisada, caso contrário você poderá sentir dores na coluna e joelho, ficar com a sensação que poderia correr mais leve e rápido, para além de desgastar mais uma parte da sola do seu tênis. Por isso, na hora de escolher uns tênis para correr você dever ter em conta não só fatores como a frequência do seu treinamento e nível de performance, como também o seu tipo de pisada. Para saber qual o seu tipo de pisada, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como saber se você é pronador ou supinador

Índice

  1. Tipo de pisada: Pronada
  2. Tipo de pisada: Supinada
  3. Tipo de pisada: Neutra
  4. Teste do pé molhado

Tipo de pisada: Pronada

Cada pessoa pisa de uma forma e, isso é determinado pelas características de cada indivíduo. A pronação é um dos tipos de pisada e é caraterizada quando existe uma rotação excessiva do pé e tornozelo para dentro. Neste tipo de pisada o corredor utiliza a ponta dos pés para se impulsionar, causando um arco pequeno ou inexistente na planta do pé. Um pronador corre o risco de desalinhar os joelhos, o tornozelo e os quadris, para além de ser um estilo de corrida que desperdiça energia. Por isso, é especialmente importante o uso de uns tênis adequados a este tipo de pisada. Os tênis deverão garantir um maior controle de movimento, bem como oferecer amortecimento e estabilidade para o pé.

Como saber qual o meu tipo de pisada - Tipo de pisada: Pronada
Imagem: mis10k.com

Tipo de pisada: Supinada

A supinação é outro tipo de pisada e é o oposto à pronação, em que o corredor roda o pé para o lado de fora. Neste tipo pisada o corredor utiliza a parte de fora do pé e a área do dedo mínimo para se impulsionar. Um supinador fica com o seu peso nos dedos de fora, o que pode originar lesões nos pés, joelhos e costas.

Como saber qual o meu tipo de pisada - Tipo de pisada: Supinada
Imagem: mis10k.com

Tipo de pisada: Neutra

O tipo de passada neutra é a ideal e é caracterizada por ter um nível de supinação e pronação em equilíbrio, em que o corredor utilizada toda a parte frontal do pé para se impulsionar. Um corredor com passada neutra tem um arco do pé médio e, ao analisar o desgaste do solado do tênis notará que é uniforme, não havendo um lado mais desgastado que outro. Neste tipo de pisada o risco de lesões é menor, para além do corredor ser mais eficiente. O tipo de tênis indicado para esta pisada é de estabilidade ou neutro.

Como saber qual o meu tipo de pisada - Tipo de pisada: Neutra
Imagem: mis10k.com

Teste do pé molhado

Para saber qual o seu tipo de pisada poderá realizar o teste do pé molhado. É muito simples, comece por colocar uma folha de jornal no chão, numa superfície plana. De seguida, molhe a sola do seu pé direito e dê um passo sobre a folha de jornal, pisando desde o calcanhar para os dedos. Contorne a mancha de água que ficou na folha de jornal e compare com a imagem para ver com qual se assemelha mais.

Algumas lojas especializadas têm uma máquina específica para saber o seu tipo de pisada. Também poderá recorrer a este método para descobrir o seu tipo de pisada.

Como saber qual o meu tipo de pisada - Teste do pé molhado
Imagem: settcoaching.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber qual o meu tipo de pisada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
carlos eduardo dos santos ribeiro
a minha pisada è supinada, eu gostaria de saber se tem algum tipo de correçâo que posso fazer,ou um tênis adequado, para correr,pois todos os tênis que uso sò desgasta um lado, que è a parte do dedinho. o que fazer para corrigir este problema?
Editor umComo.com.br
Oi Carlos, existem vários tênis de corrida que você pode encontrar feitos especialmente para supinadores. Dirija-se a uma loja de esporte e peça ajuda para encontrar os melhores para você.
Imagem: oschw.com
Imagem: mis10k.com
Imagem: mis10k.com
Imagem: mis10k.com
Imagem: settcoaching.com.br
1 de 5
Como saber qual o meu tipo de pisada