Como saber quantos quilos tenho de perder

Como saber quantos quilos tenho de perder
Imagem: greenme.com.br

Em algum momento da sua vida você vai se olhar no espelho e achar que precisa perder alguns quilinhos. Mais quantos quilos realmente preciso perder? Não é correto simplesmente fazer uma dieta até que você se olhe no espelho e fique satisfeita(o) com a sua imagem. Antes de começar qualquer dieta você precisa saber realmente quantos quilos precisa perder, essa informação pode ser encontrada através de um cálculo simples chamado IMC. Veja aqui como saber quantos quilos tem de perder com as dicas do umComo.com.br.

IMC

Um dos processos mais simples e utilizado para determinar o excesso de peso de uma pessoa é o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Esse cálculo do IMC é um calculo padrão estabelecido e utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O sobrepeso indicado através do cálculo do IMC é o ponto de partida para se iniciar a busca pela perca da quantia de peso ideal e assim ser uma pessoa mais saudável. O sobrepeso e a obesidade atualmente são até causa de mortes por ser um fator de risco para várias doenças comuns hoje em dia como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e a diabetes, além de outras consideradas de alto risco para nossa saúde.

Como calcular o IMC?

Realizar o cálculo do IMC é simples, o cálculo é feito usando a seguinte fórmula: dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Veja um exemplo:

IMC = 52 ÷ 1,602²

IMC = 52 ÷ 2,566

IMC = 20,27

Após encontrar o valor do seu IMC que no caso do nosso exemplo é 20,27 basta conferir na tabela de IMC a sua situação. Existem 4 níveis que são: abaixo do peso, peso normal, acima do peso e obeso.

Imagem: pathycarvallho.blogspot.pt

Tabela Altura x Peso

No nosso exemplo a pessoa está com IMC de 20,27 que segundo a tabela está com IMC normal.

Com seu IMC calculado agora você já sabe se está abaixo do peso, com peso normal, acima do peso ou obeso. Baseado nas faixas de índice de massa corporal foi desenvolvida a tabela a seguir, ela possui as faixas de peso ideal para cada altura de homens e mulheres. Com o auxilio desta tabela você poderá descobrir o quão fora da média de peso para sua altura você está.

Imagem: papodesaude.com.br

Vida saudável

Com o calculo do IMC e a tabela Altura x Peso você já consegue ter a informação de quantos quilos você deve alcançar para chegar a um peso que reflita em uma forma mais saudável.

Agora que você já possui todas essas informações chegou a hora de você investir na sua saúde, procure fazer atividades físicas regularmente, ter uma alimentação saudável e balanceada rica em frutas, verduras, fibras e buscar orientações médicas para alcançar seu peso ideal com qualidade de vida. Investir na nossa própria saúde buscando sempre ter mais qualidade é fundamental se o que você deseja é ter uma vida longa e saudável. Não deixe que as consequências do sobrepeso reflitam no seu amanhã.

Imagem: pontoxp.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos quilos tenho de perder, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.