Depois da menopausa

Como saber se a menopausa acabou

Como saber se a menopausa acabou

A menopausa é um processo biológico nas mulheres que marca o final da fertilidade e o ciclo menstrual. Com a chegada da menopausa, os ovários deixam de produzir estrógeno e progesterona, dois hormônios que são necessários para o funcionamento do sistema reprodutivo. A menstruação fica irregular, assinalando o começo da menopausa. O tempo entre os períodos menstruais fica mais amplo até que cessa a menstruação, o que indica o final da menopausa. O corpo da mulher pode experimentar os sintomas radicais como os calores, dores de cabeça, palpitações, sudorese e em alguns casos, depressão.

Também lhe pode interessar: Como começa a menopausa

Passos a seguir:

1

Conte os meses em que teve sua última menstruação. Conte desde o início do próximo mês, depois do final da última menstruação. O fim oficial da menopausa é aceite pela maioria dos profissionais da medicina, depois de 12 meses consecutivos sem menstruação. Se você tem uma menstruação antes dos 12 meses, continua no período da menopausa e a contagem deve reiniciar.

2

Visite seu médico e solicite um exame físico para determinar os efeitos da menopausa em seu corpo. O médico realizará um exame completo para determinar sua etapa da menopausa e explicar o que pode esperar no futuro. O médico provavelmente recomendará um exame de sangue para confirmar seus resultados de exame.

3

Solicite um exame de sangue para determinar os níveis dos hormônios folículo estimulante (FSH) no sangue. Esse hormônio atua como um regulador particular do processo reprodutivo. Se o exame revelar níveis superiores a 50 unidades internacionais por litro de sangue, está no final da menopausa.

4

Quando confirmado o fim da menopausa por 12 meses sem um período de menstruação, e o exame de um médico, o exame de sangue mostra altos níveis de FSH, por isso não deveria ter sangramento vaginal algum. Se o sangramento vaginal ocorre, procure um médico de imediato.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a menopausa acabou, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Só porque está a passar pela menopausa não significa que não pode ficar grávida. Até que a menopausa esteja concluída, você continua sendo fértil e a possibilidade existe.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
angela gomes de oliveira
É normal tonturas na menopausa ?
A sua avaliação:
Geny
Busquei uma explicação, quando termina a menopausa, o título corresponde , mas não explica nada sobre o que desejo saber. Incompleto a matéria.
Editor umComo.com.br
Oi Geny! A resposta está no texto: Conte os meses em que teve sua última menstruação. Conte desde o início do próximo mês, depois do final da última menstruação. O fim oficial da menopausa é aceite pela maioria dos profissionais da medicina, depois de 12 meses consecutivos sem menstruação. Se você tem uma menstruação antes dos 12 meses, continua no período da menopausa e a contagem deve reiniciar.
A sua avaliação:
Camila Anjos
Boa tarde, tenho 64 anos e passei o período da menopausa com muita tranquilidade, sem sintomas nenhum, porem desde minha adolescência tenho insonia, estou passando um período em Portugal,(meu marido e português) enfim, perguntei para uma senhora que e enfermeira de minha insonia e ela falou-me que e menopausa, não acreditei, afinal menopausa e para sempre? Confesso que estou bem intrigada, por favor me expliquem. Obrigada Camila Anjos
Pallisser Meyri
HOJE TENHO 48 ANOS/2016 EM OUTUBRO DE 2008 MENSTRUEI PELA ULTIMA VEZ,, Pelos meus cálculos entrei na menopausa março de 2006 minha ultima menstruação normal, vieram três vezes nos anos de 2006 e 2007,em cada ano. Já 2008 ela veio com diferença de 9 meses janeiro e outubro, e nunca mais até hoje.
larissa.odeio a mestruação
oiiii pessoal tudo ok como diz ai eu odeio a mestruação teho 12 aos a desculpa e que algums teclas do meu teclado estão querados e tou em duvidas se miha mestruação acaou quamdo eu uso o asorvemte ele sai pouco e quamdo ão uso sai hai que raivaaaa!!! =0=
maria de lourdes felix
Tenho 46 anos ja sentir esses sintomas minha medica me receitou hormônios a base de soja, mais estou sentindo uma quimaçao nos pés e mais as vezes no corpo todo ate na língua me sinto muito incomodada o que será??
juciara batista
Eu tenho 50. Anos e sinto dos os sintoma e ao guns a mas e normal. Sentir dor na coluna e presssao na cabeça. Tontura tipo vertigems. Gostaria de ter mad mas emformaçao obrigado
Neci Delmondes
tenho 50 anos e sinto os sintomas da menopausa desde os 46 anos, não lembro exatamente o tempo, mas ha mais de 1 ano eu tinha parado de menstruar, e hoje minha menstruação voltou. o que pode ser? não acabou a menopausa? por favor e respondam, estou muito preocupada
Maria do Socorro
tenho 65 anos e sinto as mesmas coisas do inicio da menopausa,ondas calor,fogachos,nervoso insonia etc...gostaria de saber até que idade realmente esses sintomas estão associados a menopausa pq tive a ultima menstruação aos 50 anos enquanto o processo ia e vinha com fluxo muito grandes.
Como saber se a menopausa acabou