Partilhar

Como saber se a tireoide funciona bem

Como saber se a tireoide funciona bem

A tireoide é uma glândula que podemos localizar no nosso pescoço, debaixo da laringe, e que possui uma função essencial para o correto funcionamento do nosso sistema endócrino. No entanto, a maior parte das pessoas que sofrem de problemas com esta glândula (mais frequentes em mulheres) não foram diagnosticadas e sofrem de uma série de sintomas sem saber o motivo. Em umComo.com.br explicamos a você como saber se sua tireoide funciona bem.

Também lhe pode interessar: Como examinar a glândula tireoide
Passos a seguir:
1

A glândula tiroide é a responsável por fabricar o T4 e o T3 ou, o que seria a mesma coisa, os hormônios denominados Tiroxina Triodotironina, que se produz com o iodo que é colhido através da nossa dieta.

Com estes hormônios o nosso corpo consegue o combustível que precisa para nosso sistema metabólico. Mas para que tudo funcione corretamente, precisamos que a tireoide funcione na medida justa. Uma função lenta fará com que nos sintamos frágeis e cansados. Por outro lado, uma glândula muito ativa nos deixará muito nervosos e quase hiperativos.

2

Para saber se a glândula tireoide funciona bem a primeira coisa que devemos fazer é estar atentos para ver se aparece alguma anomalia no nosso pescoço e, assim como nos acostumamos a apalpar os seios para detectar o câncer de mama, um simples exame diante do espelho pode alertar sobre o aparecimento de algum pequeno vulto ou inclusive o inchaço da glândula inteira, o que conhecemos como bócio. Em ambos os casos é imprescindível ir ao médico.

3

Da mesma forma, existe uma série de sintomas que podem estar nos avisando de que nossa tireoide não está funcionando direito. No caso do hipertiroidismo, quando a glândula trabalha de um modo acelerado, costuma aparecer um excesso de suor, uma baixa resistência ao calor, diarreia, cansaço, irritabilidade, ansiedade, aumento do apetite e perda de peso apesar de comer mais.

O hipotiroidismo ou funcionamento lento, por sua vez, pode vir acompanhado de prisão de ventre, aumento de peso, fadiga, depressão, menstruações abundantes, intolerância às baixas temperaturas, debilidade e voz rouca.

4

Não obstante, existe uma grande proporção de pacientes que não sofrem de nenhum tipo de sintomatologia. Por isso são imprescindíveis as revisões médicas periódicas, já que o especialista pode descartar o mau funcionamento da nossa tireoide com um simples exame dos níveis de T4, T3 e tireotropina, um hormônio fabricada pela hipófise e que é tireoestimulante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a tireoide funciona bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se a tireoide funciona bem

Como saber se a tireoide funciona bem
Como saber se a tireoide funciona bem

Voltar ao topo da página