Como saber se ainda estou grávida

Como saber se ainda estou grávida

Após uma gravidez ser interrompida — seja por um aborto espontâneo ou induzido — a mulher pode ficar muito abalada emocional e fisicamente. Além disso, o procedimento ou processo biológico pode não ter sido feito de forma completa e a gravidez não ter acabado. As chances disso acontecer não são grandes, mas existem.

Por isso, muitas ainda ficam na dúvida: como saber se ainda estou grávida? Para ajudar a acabar com essa angústia, nós do umCOMO explicamos se a gravidez continuou mesmo após um aborto.

Gravidez contínua

Uma gestação pode continuar mesmo após um aborto, seja ele tendo acontecido por causas naturais ou induzido por remédios. Nestes casos, a mulher está com uma gravidez contínua. Quando isso acontece, o feto pode ter sido afetado e, talvez, tenha problemas de desenvolvimento no futuro.

Por isso, é preciso que a mulher não deixe de fazer um acompanhamento médico. Se você está se perguntando como saber se ainda estou grávida, o melhor a fazer é consultar um especialista. Mesmo assim, neste artigo mostramos alguns sintomas que podem indicar o problema.

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Se você está desconfiada de uma gravidez contínua, o primeiro passo é ficar mais atenta aos sinais que o seu corpo dá. Sangramentos causados pelo feto podem ser confundidos com menstruação e, por isso, você não deve descartar a possibilidade de ainda estar gestante por conta disso.

Enjoos, náuseas, peitos doloridos e outras características da gravidez podem se manifestar pelo menos um mês após a interrupção por conta dos hormônios. Além disso, vale lembrar que testes de gravidez feitos logo após uma interrupção podem não ser precisos e mostrar um falso positivo.

Caso a presença destes sintomas continue por mais de um mês após o aborto, o correto é investigar. O ideal é consultar um médico, que vai solicitar exames de sangue e um ultrassom.

Dica: confira também esse artigo que explica como saber se você está grávida.

Sobre o aborto

Um aborto pode acontecer com 15% a 25% das mulheres. Ele é caracterizado pela perda do feto antes das 22 semanas de gestação ou quando ele está com menos de 500g. O aborto pode ser causado por causas naturais, problemas genéticos, hábitos da mãe ou ser induzido.

A maioria das mulheres que já passou pela perda de um feto terá uma próxima gravidez saudável. Mesmo assim, o dano psicológico causado deve ser tão importante quanto o físico, já que muitas se sentem incapaz ou culpadas após a perda. No umCOMO, explicamos como se recuperar de um aborto espontâneo.

Chances da gravidez contínua

Se a mulher tomou medicamentos de interrupção nos primeiros 49 dias de gestação, a chance de ainda estar grávida é de 0,1%. Este número sobe para 0,5% quando o feto tiver de 50 a 77 dias. Se a gravidez durar de 78 a 83 dias, a chance de gravidez contínua é de 3,1%. Quando a mulher faz o procedimento acima de 84 dias de gestação, as chances sobem para 5,1%.

Dica: entenda o que é curetagem.

Consulte um médico

Não hesite em consultar um profissional. Seu corpo acabou de passar por um trauma e é normal ter dúvidas após o acontecimento. Vá ao médico e peça para ele fazer um ultrassom e exame de sangue para acabar de vez por todas com a pergunta: como saber se ainda estou grávida?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se ainda estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não deixe de consultar um ginecologista e um psicólogo após um aborto.