Partilhar

Como saber se devo consultar um alergologista

Imagem: fitnessgurunyc.com

A chegada da primavera representa o florescimento da natureza depois dos meses de inverno, uma fonte de inspiração para artistas do mundo todo e uma das melhores épocas do ano para quem já estava com saudade da cor e das temperaturas quentes. Mas para os alérgicos é uma temporada de pesadelo, pois em muitos casos os sintomas aparecem com tal intensidade, que é necessário ir a um especialista para receber tratamento.

No entanto, esta não é a única fonte de alergias, existem muitos fatores que podem desencadear este problema e afetar nossa qualidade de vida. Mas, como saber se deve consultar um alergologista? Em umComo.com.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Como saber se um medicamento tem glúten
Passos a seguir:
1

Nos últimos anos, o índice de alergia aumentou de forma considerável, principalmente nas grandes cidades devido a fatores como poluição, mudanças nos hábitos alimentares e até mudanças climáticas que nos afetaram neste aspecto. Muitas pessoas demoram muito tempo para ir a um alergologista por não saber se o problema que têm corresponde a um simples resfriado ou a algo mais, por isso é importante prestar atenção aos sintomas.

2

Entre uma alergia produzida por fenômenos ambientais (poluição, pólen, pó) e um simples resfriado, existem diferenças importantes. Neste artigo poderá consultar os diferentes sintomas de uma alergia comum e como ela se diferencia de um resfriado, algo importante de saber, pois ao identificar os principais sinais poderá saber de forma mais correta e ir direto ao alergologista para um exame mais certeiro.

3

Um número importante de pessoas alérgicas apresenta rinite alérgica, que pode ser sazonal ou constante. Este problema inclui coceira nasal frequente, diminuição do paladar e do olfato, obstrução das narinas e coceira frequente nos olhos. São sintomas muito claros que indicam que é hora de consultar um alergologista, principalmente se apareceram depois de uma mudança de clima ou de cidade, ou devido à chegada da primavera ou do outono.

4

Por sua vez, as alergias alimentares são bem mais difíceis de determinar e o paciente pode demorar muito tempo para consultar um alergologista. Os sintomas da alergia a certo alimento são variados, para algumas pessoas só aparece através da irritação da pele após consumir o alimento em questão.

Se observar esta reação depois de ingerir um ou vários grupos de alimentos, é importante ir ao alergologista para fazer todos os testes necessários.

5

Outra das reações do nosso corpo quando somos alérgicos a um alimento aparecem a nível digestivo: mal-estar, dor abdominal, diarreia e vômitos, algumas vezes, são os principais sinais. Antes de consultar um especialista deve-se observar com que tipo de alimentos esta reação é produzida; recomenda-se visitar primeiro um gastroenterologista para detectar qualquer doença gástrica. Um teste paralelo de tolerância alimentar pode ajudar a determinar se é necessário visitar um alergologista.

6

Em casos mais graves e em pacientes que são altamente intolerantes a certos alimentos aparecem sintomas como a inflamação da glote, dificuldades respiratórias, inflamação das mucosas (boca e olhos) e inclusive perda da consciência. Neste caso extremo deve-se recorrer imediatamente ao pronto-socorro e contar com uma avaliação completa de um alergologista.

7

Os casos de asma cuja origem possa ser alérgica também requerem avaliação deste especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se devo consultar um alergologista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se devo consultar um alergologista

Imagem: fitnessgurunyc.com

Voltar ao topo da página