Partilhar

Como saber se devo ir ao ginecologista

Como saber se devo ir ao ginecologista
Imagem: saluddiaria.com

O ginecologista é sem dúvida um dos médicos mais importantes quando se trata da saúde feminina. Apesar disso muitas mulheres sentem medo de passarem pela consulta, seja pela vergonha de se expor perante outra pessoa, por achar que não há necessidade ou por ter medo de descobrir que algo não está bem. Para dissipar estes medos é importante entender que o ginecologista é um profissional e que está ali para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-la a manter uma vida íntima saudável. Mas como saber se você deve ir ao ginecologista? Quando é o momento indicado? Em umComo.com.br respondemos a estas dúvidas.

Também lhe pode interessar: O que perguntar ao ginecologista
Passos a seguir:
1

Uma das primeiras perguntas que surge sobre visitar o ginecologista é quando devemos começar a fazê-lo. Você deverá visitar um ginecologista pela primeira vez se:

  • Após sua primeira menstruação sofrer algum tipo de doença nos períodos, por exemplo dores fortes, atrasos menstruais, sangramento excessivo, ausência de sangramento, entre outras condições.
  • For encaminhada a um ginecologista por seu médico clínico geral ou por qualquer outro médico.
  • Após iniciar uma vida sexualmente ativa, momento a partir do qual é conveniente visitar o ginecologista para uma revisão de controle de forma anual.
  • Tiver dúvidas a respeito do funcionamento de seu corpo e de processos importantes como a ovulação, os dias férteis de gravidez, o uso de anticoncepcionais para prevenir doenças de transmissão sexual ou gravidez não desejada. Talvez você não queira conversar sobre isso com um médico, mas o ginecologista é a pessoa indicada para esclarecer todas as suas dúvidas.
2

Este profissional é o indicado para atender todos os assuntos ligados à saúde íntima e sexual da mulher, por isso é importante estar atenta àqueles sinais que nos poderiam indicar que é momento de ir ao ginecologista, independentemente de ter ido antes ou não.

Se sente dor ao urinar, ardor, coceira ou qualquer problema em sua área vaginal, é importante marcar uma consulta com o ginecologista para fazer exames e para receber um tratamento que ajude você a melhorar.

3

Se observar que seu fluxo vaginal é mais abundante do que o normal, apresenta uma consistência espessa e tem um cheiro diferente, mais forte e ácido, é muito importante marcar uma consulta ginecológica. Este costuma ser um sintoma que pode indicar tanto infecções vaginais como a presença de alguma doença de transmissão sexual comum.

4

Aquelas mulheres que detectam a presença de nódulos, verrugas, feridas ou enrijecimentos atípicos em sua área vaginal, devem também visitar o ginecologista para fazer exames completos que permitam determinar a origem destas condições.

5

Quando repentinamente nosso período de menstruação passa de regular a irregular, sofrendo descontroles ou ausências prolongadas sem causa aparente, é bastante importante ir ao ginecologista. As razões de atraso na menstruação são amplas e variadas, e só um especialista poderá nos indicar a causa.

6

O ginecologista não só se ocupa da zona vaginal, também é o especialista indicado para se assegurar que tudo está bem em nossos seios. Por isso se detecta algum nódulo na mama, uma mudança na forma dos mamilos, a secreção de líquido pelo mamilo ou aparece uma dor repentina em seus seios, é importante visitar um ginecologista.

Além disso, e com o fim de manter sua saúde, é recomendável realizar o autoexame da mama de forma periódica.

7

Se você tiver fortes dores abdominais na parte inferior ou ventre, independentemente de ter ou não a menstruação, é importante ir ao ginecologista para se certificar de que tudo está bem no aparelho sexual reprodutor.

Do mesmo modo, se depois de um ano tentando conceber de forma natural com seu parceiro não o conseguiu, será necessário marcar uma consulta ginecológica para receber orientação.

8

Aquelas mulheres que têm sofrido uma violação ou qualquer tipo de agressão sexual devem por conveniência se submeter também a um exame ginecológico.

9

Se também tiver qualquer tipo de dúvida relacionada à sua saúde sexual ou íntima, o melhor é ir ao ginecologista para esclarecer qualquer de suas perguntas com este especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se devo ir ao ginecologista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se devo ir ao ginecologista

3 comentários
Lucivania
Olá tive um leve sangramento vaginal após relação sexual e um ardou quando foi fazer xixi o que Fasso ?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucivania! Aconselho você a ir ao ginecologista para ver do que se trata. Entretanto pode ver o que causa o sangramento após as relações sexuais aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/articulo/porque-sangro-depois-de-ter-relacoes-sexuais-11648.html
kelmaianny
no ginecologista tem como saber se eu sou esteril ou nao -- e minha duvida
gracinda filo75@gamil.com
eu andei muito tempo a deitar sango e era muito e tive de ir a urgensa e a metica das pessoas que esta gravida desse que eu divia ir ao metico da barriga eu fui ao meu de fasmilha e ele modeme eu ja estou a muito tempo a espera qua do tempo tenho de espera por eu tive de ira ao hospital de portalegre e ja tive de ir outra vez

Como saber se devo ir ao ginecologista
Imagem: saluddiaria.com
Como saber se devo ir ao ginecologista

Voltar ao topo da página