Como saber se é virose ou intoxicação alimentar

Como saber se é virose ou intoxicação alimentar

Tanto a virose como a intoxicação alimentar atacam o mesmo local, o sistema digestivo. Ambas provocam diarreia, vômito e principalmente desidratação. Afinal de contas o nosso corpo fica expelindo tudo o que seja comida, e principalmente toda a água necessária para a nossa sobrevivência. Passamos mal e acabamos por ter de ir ao hospital ou a um médico em busca de tratamento. O único problema é em conhecer as diferenças entre uma e outra, porque uma delas passa ao final de dois dias, e a outra pode durar uma semana inteira. Afinal, como saber se é virose ou intoxicação alimentar? Na continuação desse artigo do umComo mostramos como diferenciar.

Diferença entre virose e intoxicação alimentar

Tanto a virose como a intoxicação alimentar têm por base o ataque ao sistema digestivo, esse ataque é feito pelas mesmas toxinas presentes essencialmente nos alimentos ingeridos que podem não ter sido bem preparados, na higiene da pessoa que preparou, os utensílios utilizados. Esses alimentos foram contaminados com bactérias que produziram essas toxinas e que não foram bem preparados nem cozinhados. Nesse caso a principal diferença entre as duas é que na virose, as bactérias e os vírus responsáveis por essas toxinas continuam presentes, enquanto que na intoxicação alimentar apenas esses resíduos permanecem.

Sintomas Diferentes

Na verdade tanto a virose como a intoxicação alimentar como provêm quase inteiramente da mesma razão e atacam o mesmo sistema acabam por ter sintomas iguais, sendo que a virose tem mais alguns. Aqui fica uma lista de semelhanças e diferenças:

Semelhanças:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Febre (na intoxicação alimentar é baixa ou quase inexistente);
  • Desidratação.

Apenas a virose apresenta os seguintes sintomas:

  • Calafrios;
  • Dor corporal;
  • Má disposição generalizada.

Dica: Confira também esse artigo para descobrir quanto tempo dura uma virose.

Tratamento Diferenciado

Enquanto que na intoxicação alimentar o tratamento é inexistente bastando que a pessoa simplesmente descanse, faça uma dieta recomendada pelo médico e consuma bastante água para evitar ficar desidratada, na virose porque se estende por mais tempo e existe a presença de bactérias e vírus, é necessário recorrer aos medicamentos, nomeadamente:

  • Dores no corpo (analgésico);
  • Para a diarreia (antidiarreico);
  • Para o vômito (antiemético);
  • Contra a febre (anti-inflamatórios).

No entanto deve sempre consultar o seu médico para que ele faça o diagnóstico adequado, e procure sempre beber bastante água e ter uma dieta alimentar direcionada à recuperação do sistema digestivo pelo menos durante duas semanas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se é virose ou intoxicação alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.