Partilhar

Como saber se está com Zika Vírus

Por Paula Cassandra. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como saber se está com Zika Vírus

Fala-se muito das doenças que o Aedes aegypti pode transmitir e quais são as formas de preveni-las. Porém, é de extrema importância saber também quais são os seus sintomas para saber quando buscar ajuda médica ao mínimo sinal. Portanto, confira as informações que o umComo.com.br separou sobre como saber se está com Zika Vírus.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas do Zika vírus
Passos a seguir:
1

A infecção conhecida como Zika Vírus é causada pelo agente patológico de nome vírus ZIKV, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, já famoso por transmitir outras doenças, como a dengue e a febre chikungunya. Embora seja uma doença que mereça toda a atenção, os seus sintomas são relativamente brandos e não se prolongam por um espaço de tempo muito longo, sendo que surgem entre 3 a 12 dias após a picada.

2

Entre os sintomas mais evidentes está a febre baixa, que não ultrapassa os 38,5 graus, manchas avermelhadas, bem como coceira e comichão na pele, que podem ser acompanhadas de erupções no tronco, rosto, pés e mãos. Porém, existem mais formas de saber se está com Zika Vírus, como observar o aparecimento de dores nas articulações, normalmente, nos pés e mãos, sendo que o local pode inchar. Dor muscular, dor atrás dos olhos e na cabeça são outros sinais.

Como saber se está com Zika Vírus - Passo 2
3

Embora existam mais sintomas da infecção, eles são raros, mesmo assim, ajudam a identificar o Zika Vírus. São eles: diarreia, constrição, dor no abdômen, pequenos machucados dentro da boca, dor nos olhos devido à luz e conjuntivite. Ao buscar o médico, o mais comum é que ele peça um exame de sangue. Dessa forma, é possível verificar se há anticorpos específicos que combatem a doença, o que vai comprovar o problema, mas também que o organismo já está lutando contra a doença.

4

Quando detectado o Zika Vírus, inicia-se o tratamento para amenizar os seus sintomas, uma vez que para o problema em si não há o que fazer. Além disso, é importante que o paciente fique em repouso para melhorar e também embaixo de um mosquiteiro, a fim de evitar que um mosquito o pique e seja contaminado, o que pode causar a infecção de outras pessoas. Quanto aos remédios, o médico vai receitar analgésicos e anti-inflamatórios.

5

Vale lembrar que quem estiver com o Zika Vírus não pode fazer uso de Aspirina, por exemplo, e nem de outros fármacos que possuam ácido acetilsalicílico, pois eles possuem efeito anticoagulante e podem provocar sangramentos. Da mesma forma, não devem ser usados Diclofenaco, Ibuprofeno e o Piroxicam, anti-inflamatórios não hormonais que favorecem a ocorrência de sangramentos. Em até sete dias, os sintomas vão embora, sendo que ao persistirem é preciso voltar ao médico para um novo diagnóstico.

6

Já que prevenir é o melhor remédio, é de extrema necessidade que as pessoas sigam todas as recomendações para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Entre elas, não deixar objetos com água limpa em casa ou no trabalho, adicionar areia nos pratos dos vasos de plantas para a água não acumular, manter as calhas limpas, bem como a piscinas e instalar tela nas janelas. Vale ainda usar repelente com moderação e consumir alimentos ricos em vitamina B, que funcionam como repelente natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se está com Zika Vírus, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

Como saber se está com Zika Vírus
1 de 3
Como saber se está com Zika Vírus

Voltar ao topo da página