Partilhar

Como saber se estou bem de saúde

Por Samanta Fluture. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se estou bem de saúde
Imagem: becuo.com

Está preocupado com a sua saúde ou sintomas estranhos que ganhou recentemente? Está constantemente se perguntando será que estou bem de saúde?

Para você obter suas respostas e tirar todas as dúvidas, neste artigo, o umComo.com.br separou algumas dicas de como saber se está bem de saúde. Por exemplo, é muito importante saber avaliar alguns parâmetros como pressão arterial, açúcar no sangue, cor e odor da urina, entre outros.

Depois de avaliar seus sintomas com cuidado, lembre-se de consultar um médico em caso de maiores preocupações. Dessa forma, poderá ter um diagnóstico certeiro e fazer o tratamento adequado.

Pressão arterial

A pressão arterial costuma ser um dos primeiros parâmetros para se avaliar a saúde de um paciente durante uma consulta. Por isso, este é também um bom indicador para saber se está tudo bem com o seu corpo. Afinal, a pressão alta pode corresponder, por exemplo, à hipertensão, ao mau funcionamento dos rins e até à insuficiência cardíaca. Já a pressão baixa pode mostrar que há problemas com hipoglicemia e desidratação.

Para que você entenda como está sua saúde em relação à pressão arterial, tome por base os seguintes valores de referência:

  • Sua pressão arterial está normal quando aponta valores entre 91 x 61 mmHg e 139 x 89 mmHg;
  • Sua pressão arterial está alta quando aponta valores superiores a 140 x 90 mmHg;
  • Sua pressão arterial está baixa quanto aponta valores inferiores a 90 x 60 mmHg.
Como saber se estou bem de saúde - Pressão arterial
Imagem: fabioveras.com

Frequência Cardíaca

O coração é uma parte crucial para determinar o funcionamento do corpo, bem como a saúde do próprio órgão. Por isso, a frequência cardíaca é também um indicador extremamente importante. Seu valores podem mostrar como está seu condicionamento físico, por exemplo. Para um estado normal, seus batimentos devem se manter entre 60 e 100 por minuto.

Já se os valores da sua frequência cardíaca estiverem altos, ou seja, se o coração bater mais de 100 vezes por minuto, pode indicar que há insuficiência cardíaca ou hipertensão. No caso oposto, seus batimentos podem ser considerados baixos se marcarem menos de 60 por minuto.

Açúcar no sangue

O nível de açúcar no sangue (ou glicemia capilar) é também um bom indicador do seu estado de saúde. Isso porque, quando está elevado, pode decorrer de uma diabetes - doença crônica que pode até levar à cegueira - ou também de alterações no rim quando não tratadas de forma adequada.

Para sua referência de uma boa saúde, observe os valores abaixo e compare-os com os seus resultados:

  • Seu valor de açúcar no sangue está normal quando é inferior a 110 mg/dl em jejum e inferior a 200 mg/dl a qualquer hora do dia.
  • Seu valor de açúcar no sangue está baixo (mostrando hipoglicemia) quando é inferior a 70 mg/dl a qualquer hora do dia.
  • Seu valor de açúcar no sangue está elevado (mostrando hiperglicemia) quando fica entre 110 e 125 mg/dl em jejum.
  • Seu valor de açúcar no sangue indica diabetes quando é igual ou superior a 126 mg/dl em jejum e igual ou superior a 200 mg/dl a qualquer hora do dia.

Se este valor estiver elevado, você poderá tanto ter pré-diabetes quanto diabetes. Por isso, é importante marcar uma consulta com o médico endocrinologista para que faça o tratamento adequado. Já se você possui um nível abaixo do indicado como normal, deve manter os cuidados adequados para uma hipoglicemia.

IMC (Índice de Massa Corporal)

O IMC ou Índice de Massa Corporal está diretamente relacionado ao seu peso e altura, que também se relacionam com o estado de saúde e o bom funcionamento do corpo. Com isso, o índice pode mostrar se você está abaixo do peso ideal, com excesso de peso ou obeso.

Para fazer este cálculo, deve dividir o seu peso por sua altura ao quadrado. O IMC normal está entre 18,5 e 24,9 Kg/m2.

Exame de urina

O odor e a cor da urina podem indicar a presença de infecções ou outros problemas renais, e até mesmo desidratação. Estas são as razões por este exame ser tão importante para observar se sua saúde está normal.

Assim, para que você perceba como está sua saúde pela urina, deve-se observar sua cor e seu odor. No caso, o normal é ela estar amarela ou amarela clara. Já o odor não deve ser fétido nem forte.

Se a cor e o cheiro estão muito alterados - e, no caso, você não está tomando nenhuma medicação que possa causar tais alterações - então deve-se consultar uma médico para saber qual a causa destas mudanças.

Exame de fezes

Da mesma importância é também o exame de fezes. Neste caso, além da cor e do cheiro, a consistência é também muito importante para indicar se você está bem de saúde. Como resultado, pode mostrar problemas de saúde, de alimentação e doenças relacionadas como prisão de ventre, hepatite e úlcera gástrica.

As fezes normais deve parecer castanhas, com odor não muito forte e também moldadas.

Exame de vista

A visão é um parâmetro muito importante que normalmente é esquecido por quem está fazendo exames para checar o estado de saúde. Além de indicar problemas como hipermetropia, astigmatismo e miopia, pode também servir para entender sintomas como dores de cabeça que acontecem com frequência, bem como olhos vermelhos.

Como saber se estou bem de saúde - Exame de vista
Imagem: examedevista.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou bem de saúde, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como saber se estou bem de saúde

Como saber se estou bem de saúde
Imagem: becuo.com
Imagem: fabioveras.com
Imagem: examedevista.com.br
1 de 3
Como saber se estou bem de saúde

Voltar ao topo da página