Como saber se estou com caxumba

Como saber se estou com caxumba
Imagem: lookfordiagnosis.com

A caxumba, também chamada de papeira e mais tecnicamente de Parotidite Infecciosa, trata-se de uma doença contagiosa muito comum sobretudo entre crianças. Ela tende a se manisfestar com mais frequência nos meses de inverno e no começo da primavera, apresenta um período de incubação que varia entre 14 a 25 dias e, após uma pessoa ser infetada com caxumba, desenvolve imunidade e não volta a pegar a doença. Se você está procurando como saber se está com caxumba, continue lendo este artigo umComo.com.br e esclareça sua dúvida!

Passos a seguir:
1

O sintoma mais característico da caxumba é a inflamação da parótida ou glândulas salivares (localizadas entre a orelha e a mandíbula), que ficam inchadas, deformando o rosto e originando dor facial e da garganta.

2

Outros sintomas da caxumba são as dores musculares, febre, dificuldade em engolir, mal-estar e falta de apetite. Estes sintomas costumam ser mais intensos em adultos do que em crianças.

Imagem: lifestyle.sapo.pt
3

Se está suspeitando que você ou alguém que conhece está com caxumba, fique atenta aos sintomas mais graves tais como vermelhidão nos olhos, vômitos ou dor abdominal persistentes, dor de cabeça forte e sonolência constante e, no caso de os observar, procure um médico.

4

Quando a caxumba ataca depois da puberdade, os homens têm 30% de hipótese de sofrer também de dor ou inflamação dos testículos, e as mulheres 5% de hipótese de sofrer com dores nos ovários.

Imagem: areah.com.br
5

Apesar de não ser considerada perigosa, a caxumba pode evoluir para quadros mais graves, originando surdez, pancreatite, meningite asséptica, pancreatite, neurite e esterilidade (no caso de adultos). Por essa razão aconselhamos que procure acompanhamento médico ao longo do desenvolvimento da doença.

6

Para ter a certeza se está sofrendo com caxumba, saiba que um simples teste de saliva ou de sangue realizado pelo seu médico pode diagnosticar a doença. Pode ainda recorrer à vacina tríplice viral (MMR) de forma a se prevenir de caxumba.

Imagem: fotosefotos.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com caxumba, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Estima-se que 20 a 30% dos casos não apresentem inflamação das glândulas salivares, pelo que é necessário estar atento aos restantes sintomas.
  • Aconselha-se que homens e mulheres adultos que nunca tenham tido caxumba tomem a vacina tríplice viral, de forma a se prevenirem de esterilidade e complicações na gravidez, respetivamente.
  • Não é aconselhado tomar aspirina quando estiver sofrendo de caxumba.
  • Um paciente sofrendo de caxumba deve repousar e se alimentar de alimentos líquidos e pastosos.