Partilhar

Como saber se estou com depressão

Por Julia Latorre. Atualizado: 10 maio 2017
Como saber se estou com depressão

Dizem que a depressão é o mal do século, já que é considerado um dos transtornos mais comuns dentro da sociedade. O que acontece é que a doença tem graus de intensidade e tipos, o que nem sempre facilita na hora de diferenciá-la de uma fase de tristeza, suscetível a todos. As causas são muito particulares e podem estar relacionadas a fatores genéticos, uso de drogas, traumas, estresses, dentre outros fatores. Se você se sente deprimido mas tem dúvidas do diagnóstico, o umCOMO reuniu algumas informações que podem te ajudar a responder a pergunta: como saber se estou com depressão.

Também lhe pode interessar: O que é depressão

Sintomas de depressão e ansiedade

A principal diferença entre tristeza e depressão é o modo como elas são tratadas e as complicações que a depressão pode trazer. Junto com ela pode vir a ansiedade, um transtorno que afeta tanta gente quanto a depressão.

Depressão severa é a forma mais grave da doença, também conhecida como depressão profunda. Ela precisa ser tratada para evitar complicações que podem levar a consequências muito danosas e até irreversíveis.

Saiba que só um médico pode te dar o diagnóstico correto e recomendar o tratamento ideal. Mesmo assim, para saber se você tem depressão, você pode começar prestar atenção nos seguintes sintomas que estão relacionados às doenças:

Depressão severa

  • Estado de tristeza prolongado: tristeza que aparece por algum motivo mas nunca passa, mesmo que o problema já tenha sido resolvido;
  • Desaparecimento de interesse em atividades cotidianas que antes eram prazerosas;
  • Estado de ânimo depressivo constante;
  • Perda de prazer nas coisas boas da vida;
  • Sentimento de desesperança e inutilidade;
  • Perda de empatia perante a situações emotivas;
  • Autoestima baixa e sentimento de inferioridade;
  • Sentimento de culpa e autocobranças;
  • Pensamentos suicidas;
  • Falta de concentração e dificuldade em recordar-se e tomar decisões;
  • Insônia ou excesso de sono;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecer ou engordar;
  • Perda de libido sexual;
  • Cansaço sem motivo.

Sintomas de ansiedade

  • Angústia constante;
  • Insegurança e preocupação;
  • Sensação de medo e perigo;
  • Pensamentos negativos;
  • Dificuldades de memória e concentração;
  • Taquicardia;
  • Suores;
  • Agonia no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações;
  • Mal-estar, náuseas e vômitos;
  • Cansaço;
  • Alterações no sono, alimentação e vida sexual.

Como saber se estou com depressão na adolescência

Em 2014 a OMS (Organização Mundial de Saúde) destacou em relatório divulgado que a depressão é o principal problema de saúde entre adolescentes. Outro estudo americano divulgado pela Los Angeles Epidemiologic Cathment Area Project detectou que 25% dos adultos com depressão tiveram o primeiro contato com a doença antes dos 18 anos.

Se os pais têm antecedentes de depressão, as chances de o filho também ter aumentam. Ainda de acordo com informações divulgadas por Drauzio Varella, 20% dos pacientes que tiveram quadros de depressão na infância ou adolescência têm o risco de desenvolver transtorno bipolar, uma das complicações da doença.

Um alerta de especialistas quanto a depressão na adolescência é para o fato de que muitas vezes o comportamento depressivo dos mais jovens pode ser tratado como um drama adolescente, o que seria uma forma de ignorar o quadro e deixar aquele jovem mais exposto às possibilidades de agravar a doença e evoluir para as suas complicações.

Como qualquer doença, o diagnóstico e tratamentos devem ser prescritos por um médico. Mas, se você desconfia de depressão na adolescência, fique atento aos seguintes sinais e comportamentos:

Sintomas de depressão na adolescência

  • Humor depressivo constante: melancolia e falta de alegria em viver;
  • Cansaço e preguiça constantes até mesmo com atividades que eram prazerosas;
  • Falta de apetite;
  • Alteração de peso;
  • Isolamento social: evita o contato com família e amigos;
  • Insônia ou sono excessivo;
  • Pensamentos e conversas sobre suicídio e morte;
  • Automutilação;
  • Busca de sensações perigo;
  • Uso e abuso de drogas e álcool.
Como saber se estou com depressão - Como saber se estou com depressão na adolescência
Imagem: radiotimes.com

Teste de depressão e ansiedade

Já existem diferentes testes disponíveis online que ajudam a identificar a depressão e ansiedade com base no que você está sentindo. Entretanto, não há um parâmetro que identifique aqueles que realmente funcionem ou não.

O que essas autoavaliações podem fazer por você é alertar para a necessidade de consultar um especialista. Se você está encanado com essa ideia do teste, sugerimos que você faça diferentes tipos de testes online e com base nos resultados, se eles forem positivos, considere a possibilidade de consultar um psiquiatra ou psicólogo.

Lembre-se que para que eles te ajudem você mesmo precisa ser o mais honesto e espontâneo nas respostas. Não pense muito antes de responder, seja espontâneo e marque aquilo que você sente. Em hipótese alguma faça o seu próprio diagnóstico ou medique-se com base nos resultados dos testes.

Estou com depressão, preciso de ajuda - Tratamento

Quando uma depressão é identificada, o primeiro passo é procurar um profissional da área. Dessa forma, ele poderá avaliar, identificar o grau e então identificar o tratamento adequado. Nem sempre esse tratamento é feito a base de remédios, terapias alternativas também podem ser uma solução dependendo do caso.

Os casos de depressão severa e mais avançada costumam ser tratados com o uso controlado de antidepressivos. Existe muita polêmica em torno desse tipo de medicamento por todos os efeitos colaterais e dependência que ele pode causar. Mas, em certos casos, seu uso é indispensável.

Uma das principais funções do antidepressivo é estimular a produção de serotonina no cérebro, neurotransmissor que está relacionado às sensações de prazer e felicidade. Para os casos de depressão leve, podem ser recomendadas atividades que estimulam esse neurotransmissor, como por exemplo:

Como saber se estou com depressão - Estou com depressão, preciso de ajuda - Tratamento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como saber se estou com depressão

Como saber se estou com depressão
Imagem: radiotimes.com
1 de 3
Como saber se estou com depressão

Voltar ao topo da página