Como saber se estou com febre interna

Como saber se estou com febre interna
Imagem: regionalfarmacias.com.br

A febre é um sintoma muito auxiliador na hora de descobrir problemas que estão acontecendo dentro do nosso corpo. Como ela indica que o nosso sistema imunológico está ativo, ela pode nos dar algumas dicas acerca de doenças para termos um autoconhecimento de nossa saúde e de nosso corpo. Porém, você só saberá se está com febre se a medir. Como saber se estou com febre interna? Continue lendo esse artigo de umComo para descobrir os métodos mais eficazes e eficientes da descoberta.

Passos a seguir:
1

Quando você está com febre é comum sentir-se bastante indisposto e com constantes variações de temperatura no ambiente. Quando todos estão com frio e só você sente calor e vice-versa, pode estar acontecendo a febre. Se você está sentindo a temperatura sempre de maneira extrema, sempre precisando de uma troca de roupa, com constante sensação de suor frio, sim, você está com febre.

2

Peça para alguém confirmar se você está com febre. Apesar da pessoa não poder ter acesso à sua temperatura interna com precisão técnica, ela conseguirá sentir a diferença com as mãos na testa ou nas mãos de quem sente a febre. A maioria das pessoas possui a experiência e sabe fazer essa diferenciação com eficiência. Se o resultado for positivo, meça a sua febre interna e busque um médico. Ele buscará problemas relacionados a febre e te receitará alguns febrífugos (remédios contra a febre).

Imagem: kuherbal.com
3

Para fazer a medição da temperatura interna é preciso, primeiramente, de um termômetro de febre. Você pode comprar em qualquer farmácia. Existem os analógicos (menos resistentes a impactos e batidas, mas duradouros) e existem os digitais (tem vida-média mais curta e podem desregular mais facilmente depois de alguns meses). Existem diversos métodos para sabermos se estamos com febre ou não, alguns de maior precisão, outros com menos, todavia todos com eficiência na hora demonstrar se há ou não há febre.

Imagem: unimedjp.com.br
4

O método mais comum de medir a febre interna é aquele em que você põe o termômetro embaixo da sua axila e mantém o braço fechado durante três minutos. Após esses três minutos, você obterá a sua temperatura corporal. De 36,5ºC a 38ºC você está em estado febril. De 38ºC a 42ºC você está com febre e já precisa ir ao pronto-socorro. Acima de 42ºC, você está prestes a morrer.

5

Após algumas vezes que você presta atenção em seu corpo e na sua saúde, você já saberá que está com a febre interna. Isso é muito comum, infelizmente, mas nem sempre você precisará de um termômetro, somente em casos extremos. Saiba que com temperatura interna acima de 38ºC você já pode passar na frente da fila dos hospitais? Leia mais sobre isso em nosso artigo O que fazer se estiver com febre.

6

Bem, existem vários métodos de saber se está com febre interna, baste ter um termômetro de farmácia ou uma pitadinha de autoconhecimento. Lembrando que a febre interna pode ser indicativo de infecções, inflamações, doenças viróticas e outros tipos de invasão por micro-organismos. O aumento de temperatura interna é uma maneira que tem o sistema imunológico para matar os seres invasores. Certas vezes não dá certo. Leia nosso artigo sobre como baixar a febre interna e se tratar desse mal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com febre interna, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.