Como saber se estou com infecção urinária

Como saber se estou com infecção urinária

Vontade absurda de urinar, chega no banheiro, começa o serviço e com ele a dor, e uma sensação de ardor. Já só quer parar mas não dá a vontade era muita. Se assim é provavelmente está sofrendo uma infecção urinária. Mas existem outros sintomas que podem indiciar esse problema tal como indicar a zona mais provável de infecção. Nesse artigo do umComo vamos explicar como saber se estou com infecção urinária e o local contaminado.

Que infeção urinária tenho?

A infecção urinária é o nome que damos a qualquer infeção no sistema urinário. Seja ela nos rins, bexiga, ou uretra. A infecção normalmente é causada por uma bactéria. Para cada zona do trato urinário existe uma infeção diferente embora possam partilhar alguns sintomas iguais. São eles:

  • Pielonefrite - é quando a infeção se encontra nos rins;
  • Cistite - quando a infeção se apresenta na bexiga;
  • Uretrite - quando ela se encontra na uretra.

Sendo que as duas formas mais comuns são a cistite e principalmente a uretrite. A bactéria geralmente surge na uretra e começa a espalhar-se até à bexiga. O que acontece é que o nosso organismo consegue expeli-la mas por vezes pode não estar tão bem e a bactéria sobrevive provocando uma infeção.

Sintomas da infecção urinária

Como qualquer doença as infeções urinárias têm os seus sintomas. O seu médico poderá reconhecer melhor a localização de cada infeção e assim receitar o melhor tratamento para tratar cada uma delas. Os sintomas são:

  • Dor ao urinar;
  • Ardor quando urina;
  • Urina com sangue ou escurecida;
  • Vontade de urinar muitas vezes;
  • Dor na zona da pélvis;
  • Dor na zona retal;
  • Urina com cheiro intenso.

Leitura complementar: Ardência após relação, o que pode ser?

Diagnosticando a infecção urinária

O seu médico para diagnosticar a natureza da infeção urinária e qual o progresso da doença terá de fazer alguns testes, como por exemplo um exame à urina que é o mais utilizado, pode eventualmente fazer uma cultura de urina para se identificarem os melhores medicamentos a tomar para acabar com a bactéria. Pode até fazer uma tomografia ou um ultrassom para perceber se existe alguma alteração no trato urinário. E por fim pode até pedir para fazer uma cistoscopia para analisar as partes internas como o interior da uretra e da bexiga.

Sugestão: Por que sempre tenho infecção urinária?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou com infecção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.