As aulas de parto

Como saber se estou em trabalho de parto

Como saber se estou em trabalho de parto

O parto de um filho ou filha é um dos momentos mais maravilhosos na vida de uma mulher, mas às vezes pode ser um pouco estressante para as mães, normalmente de primeira viagem, saber em que momento estão em trabalho de parto. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar que sintomas você vai ter e que vão ajudar você a saber se está perto de entrar em trabalho de parto ou não.

Também lhe pode interessar: Como se preparar para o parto

Passos a seguir:

1

A melhor forma de identificar que você está em trabalho de parto é fazer exame interno do colo do útero, mas isto às vezes é complicado. Outro bom sinal são as contrações, já que são mais fortes, duram mais e tornam-se mais frequentes à medida que o parto se aproxima. Estas contrações farão com que o colo do útero vá afinando e abrindo e motivarão o bebê a baixar mais através da pélvis.

Como saber se estou em trabalho de parto - Passo 1
2

Outro sinal de que se está perto do parto é quando se rompe a bolsa. Você deve ficar atenta porque algumas vezes o líquido sai pouco a pouco e em outras rompe-se a bolsa e o líquido cai de forma mais escandalosa.

3

Outro sintoma de que está perto do parto é que você vai ter diarreia, geralmente começará umas horas antes do parto e é um sintoma ao qual as mulheres não prestam tanta atenção, mas que pode ajudar você a detectar que vai entrar em trabalho de parto.

4

Dor na zona das costas, concretamente na lombar é outro sintoma de que seu filho ou filha está prestes a nascer.

5

Se você expulsar o tampão mucoso, ele se apresenta como umas manchas de sangue (de cor café claro, rosado ou com pontos sangrentos do colo do útero).

6

A dor não é o melhor indicador, já que é algo subjetivo é provável que você ache mais intenso do que tinha imaginado ou mais leve, mas não é a melhor forma de saber que está a entrar em trabalho de parto. Tenha em consideração que aliviar a dor fará você sentir que controla o parto.

7

Você deve ter em conta que o parto tem três fases:

  • A primeira fase consiste na dilatação do colo uterino um máximo de 10 centímetros.
  • O bebê baixa pelo colo uterino até chegar ao mundo.
  • A terceira e última fase consiste na expulsão da placenta.

Leia também: Como aliviar os gases pós-parto

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou em trabalho de parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
raiane
meu medico me deu o dia de dia 15 a dia 18 chego dia 18 hoje e meu beber nao deu sinais pra naicer
ANA AMARO
OLA BOA TARDE CHAMO-ME ANA AMARO TOU GRAVIDA MAS TOU COM UM PROBLEMA NÃO SEI SE ME PODEM AJUDAR COMO E QUE EU SEI SE ESTOU EM TRABALHO DE PARTO E QUE TENHO UM BOCADO DE MEDO. OBRIGADA
1 de 2
Como saber se estou em trabalho de parto