Partilhar

Como saber se estou fértil pelo muco

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se estou fértil pelo muco

Denominam-se dias férteis aqueles dias nos quais a mulher conta com muitas mais chances de ficar grávida, pois é quando o óvulo está maduro o suficiente para que ocorra a fecundação. Por este motivo, calcular os dias férteis é uma boa forma de saber em que momento do mês é conveniente manter relações sexuais para conceber. Além disso, há certas mudanças que o corpo feminino passa e que podem ajudar na tarefa de conseguir a gravidez; um dos mais significativos observa-se no fluxo vaginal, o qual apresenta variações importantes. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como saber se é fértil pelo muco de forma detalhada. Preste atenção!

Também lhe pode interessar: Porque eu choro quando estou menstruada?

Calcular os dias férteis

O processo da ovulação ocorre quando o ovário libera um óvulo ou mais de um, o qual se desloca para a trompa de Falópio para chegar até ao útero. Este é o momento mais fértil do ciclo menstrual, por isso, se mantém relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação até um dia após a mesma, suas possibilidades de ficar grávida aumentarão consideravelmente.

Para isso, é muito importante que saiba como calcular os dias férteis do seu ciclo menstrual, o qual pode variar em função da duração do mesmo. Primeiro, deve ter em conta que o ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao começo do período seguinte.

De seguida, vamos explicar para você os parâmetros que podem ajudar a encontrar o melhor momento para tentar conceber um bebê:

  • As mulheres que têm menstruações regulares, ou seja, que o ciclo se apresenta, aproximadamente, a cada 28 ou 30 dias, costumam ovular metade do ciclo. Isto significa que entre o dia 12 e 16 do ciclo menstrual, encontram-se os dias mais férteis.
  • Pelo contrário, quem tem menstruações irregulares e ciclos que superam os 35 dias, a ovulação costuma ocorrer entre os dias 19 e 25.
  • Por outro lado, aquelas mulheres com ciclos menstruais curtos que não superam os 23 dias, estão mais férteis entre os dias 7 e 13.

É essencial ter um controle dos dias férteis para saber em que momento do mês terá mais facilidade de ficar grávida. Caso apresente dificuldades e suas menstruações sejam irregulares, aconselhamos você que consulte seu ginecologista para se submeter a exames oportunos e determinar as causas exatas do problema.

Como saber se estou fértil pelo muco - Calcular os dias férteis

O fluxo vaginal durante a ovulação

Além de calcular os dias férteis através do ciclo menstrual, existem outras mudanças que o corpo feminino passa durante a ovulação e que ajudarão você a saber qual é o momento ideal para a concepção. Sem dúvida, um dos sinais mais reveladores é o estado do fluxo vaginal, pois apresenta variações importantes quando se está ovulando.

O fluxo vaginal é um muco cervical que ajuda a manter a vagina limpa e protege-a perante possíveis infecções. No entanto, à medida que o ciclo menstrual avança, ocorre um aumento nos níveis de estrogênio e durante os dias mais férteis, o fluxo ajuda a que o esperma se desloque corretamente pelo colo uterino até chegar às trompas de Falópio, onde poderá ter lugar a fecundação do óvulo.

Os mudanças no fluxo vaginal que alertarão você de que se encontra em seus dias mais férteis são os seguintes:

  • O fluxo vaginal aumenta o seu volume e apresenta-se de forma mais abundante.
  • Pode ser transparente, muito flexível formando fios, e com uma aparência muito similar à da clara de um ovo.
  • Ainda que não indique tanta fertilidade como o anterior, um fluxo vaginal aquoso também é um bom sinal, pois também permite que os espermatozoides se movam com facilidade.

Tenha em conta que no período não fértil, o fluxo vaginal costuma se apresentar com uma maior escassez, esbranquiçado e mais pegajoso. Para revisá-lo, pode observar o papel higiênico após se limpar ou introduzindo um dedo limpo em sua vagina para extrair uma pequena amostra.

Como saber se estou fértil pelo muco - O fluxo vaginal durante a ovulação

Outras mudanças no corpo nos dias férteis

Uma mudança no fluxo vaginal não é a única coisa que poderá perceber durante os dias mais férteis do seu ciclo menstrual, mas que há outros sinais corporais, como os seguintes, que também podem ser reveladores:

  • Aumento da temperatura corporal: a temperatura basal pode aumentar entre 0,5 e 1ºC na ovulação. Será mais fértil 2 ou 3 dias antes de que a temperatura corporal atinja seu ponto alto.
  • Desconforto na parte baixa do ventre: muitas mulheres durante a ovulação têm um leve desconforto no baixo ventre ou ao lado.
  • Sensibilidade e ligeira inflamação nos seios devido ao aumento de estrogênios que ocorre.
Como saber se estou fértil pelo muco - Outras mudanças no corpo nos dias férteis

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou fértil pelo muco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se estou fértil pelo muco

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se estou fértil pelo muco
1 de 4
Como saber se estou fértil pelo muco

Voltar ao topo da página