Partilhar

Como saber se estou fértil pelo muco

Como saber se estou fértil pelo muco

Denominam-se dias férteis aqueles dias nos quais a mulher conta com muitas mais chances de ficar grávida, pois é quando o óvulo está maduro o suficiente para que ocorra a fecundação. Por este motivo, calcular os dias férteis é uma boa forma de saber em que momento do mês é conveniente manter relações sexuais para conceber. Além disso, há certas mudanças que o corpo feminino passa e que podem ajudar na tarefa de conseguir a gravidez; um dos mais significativos observa-se no fluxo vaginal, o qual apresenta variações importantes. Neste artigo de umComo vamos explicar para você como saber se é fértil pelo muco de forma detalhada. Preste atenção!

Também lhe pode interessar: Porque eu choro quando estou menstruada?

Calcular os dias férteis

O processo da ovulação ocorre quando o ovário libera um óvulo ou mais de um, o qual se desloca para a trompa de Falópio para chegar até ao útero. Este é o momento mais fértil do ciclo menstrual, por isso, se mantém relações sexuais um ou dois dias antes da ovulação até um dia após a mesma, suas possibilidades de ficar grávida aumentarão consideravelmente.

Para isso, é muito importante que saiba como calcular os dias férteis do seu ciclo menstrual, o qual pode variar em função da duração do mesmo. Primeiro, deve ter em conta que o ciclo menstrual começa com o primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao começo do período seguinte.

De seguida, vamos explicar para você os parâmetros que podem ajudar a encontrar o melhor momento para tentar conceber um bebê:

  • As mulheres que têm menstruações regulares, ou seja, que o ciclo se apresenta, aproximadamente, a cada 28 ou 30 dias, costumam ovular metade do ciclo. Isto significa que entre o dia 12 e 16 do ciclo menstrual, encontram-se os dias mais férteis.
  • Pelo contrário, quem tem menstruações irregulares e ciclos que superam os 35 dias, a ovulação costuma ocorrer entre os dias 19 e 25.
  • Por outro lado, aquelas mulheres com ciclos menstruais curtos que não superam os 23 dias, estão mais férteis entre os dias 7 e 13.

É essencial ter um controle dos dias férteis para saber em que momento do mês terá mais facilidade de ficar grávida. Caso apresente dificuldades e suas menstruações sejam irregulares, aconselhamos você que consulte seu ginecologista para se submeter a exames oportunos e determinar as causas exatas do problema.

Como saber se estou fértil pelo muco - Calcular os dias férteis

O fluxo vaginal durante a ovulação

Além de calcular os dias férteis através do ciclo menstrual, existem outras mudanças que o corpo feminino passa durante a ovulação e que ajudarão você a saber qual é o momento ideal para a concepção. Sem dúvida, um dos sinais mais reveladores é o estado do fluxo vaginal, pois apresenta variações importantes quando se está ovulando.

O fluxo vaginal é um muco cervical que ajuda a manter a vagina limpa e protege-a perante possíveis infecções. No entanto, à medida que o ciclo menstrual avança, ocorre um aumento nos níveis de estrogênio e durante os dias mais férteis, o fluxo ajuda a que o esperma se desloque corretamente pelo colo uterino até chegar às trompas de Falópio, onde poderá ter lugar a fecundação do óvulo.

Os mudanças no fluxo vaginal que alertarão você de que se encontra em seus dias mais férteis são os seguintes:

  • O fluxo vaginal aumenta o seu volume e apresenta-se de forma mais abundante.
  • Pode ser transparente, muito flexível formando fios, e com uma aparência muito similar à da clara de um ovo.
  • Ainda que não indique tanta fertilidade como o anterior, um fluxo vaginal aquoso também é um bom sinal, pois também permite que os espermatozoides se movam com facilidade.

Tenha em conta que no período não fértil, o fluxo vaginal costuma se apresentar com uma maior escassez, esbranquiçado e mais pegajoso. Para revisá-lo, pode observar o papel higiênico após se limpar ou introduzindo um dedo limpo em sua vagina para extrair uma pequena amostra.

Como saber se estou fértil pelo muco - O fluxo vaginal durante a ovulação

Outras mudanças no corpo nos dias férteis

Uma mudança no fluxo vaginal não é a única coisa que poderá perceber durante os dias mais férteis do seu ciclo menstrual, mas que há outros sinais corporais, como os seguintes, que também podem ser reveladores:

  • Aumento da temperatura corporal: a temperatura basal pode aumentar entre 0,5 e 1ºC na ovulação. Será mais fértil 2 ou 3 dias antes de que a temperatura corporal atinja seu ponto alto.
  • Desconforto na parte baixa do ventre: muitas mulheres durante a ovulação têm um leve desconforto no baixo ventre ou ao lado.
  • Sensibilidade e ligeira inflamação nos seios devido ao aumento de estrogênios que ocorre.
Como saber se estou fértil pelo muco - Outras mudanças no corpo nos dias férteis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou fértil pelo muco, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se estou fértil pelo muco

Como saber se estou fértil pelo muco
1 de 4
Como saber se estou fértil pelo muco

Voltar ao topo da página