Saber se estou grávida

Como saber se estou grávida

Como saber se estou grávida

Algumas mulheres ao ter uma vida sexualmente ativa pensam que um simples atraso no seu ciclo menstrual implica, quase de imediato, uma gravidez. Seja isto ou não o que está procurando, deve saber que este não é o único sintoma de um bebé a caminho, e que a ausência da menstruação ou atraso podem ser devido à falta de ferro, ao estresse, à má alimentação, a problemas hormonais e até à subnutrição. Para esclarecer as dúvidas, em umComo.com.br damos-lhe chaves acerca de como saber se está grávida.

Passos a seguir:

1

Quando o ovário fecundado se fixa no útero, o seu corpo começa a segregar a hormona HCG, que é a que se deteta em exames e testes de gravidez, e a responsável pelo aparecimentos dos primeiros sintomas da gestação, no entanto lembre-se que a intensidade dos mesmos dependerá do seu corpo.

2

O primeiro sintoma é, como bem sabe, a ausência da menstruação, as mulheres têm um ciclo menstrual bastante regular e costumam ser as primeiras a suspeitar de imediato da possibilidade de uma gravidez, algo que se complica mais para que tem menstruações irregulares, para elas um teste é a melhor forma de saber se há um bebé a caminho.

3

Outro sintoma clássico é a presença de um ligeiro sangramento devido à implantação do óvulo fecundado no útero. Algumas mulheres confundem este sangramento com a menstruação, o que pode fazer com que a gravidez se detete numa fase tardia.

4

As dores abdominais são outro sinal da gravidez, muitas mulheres também as confundem com as dores próprias da menstruação, o que causa confusão.

5

O aumento no tamanho e a sensibilidade dos seios, junto com o cansaço e a sensação de sono constante, estão presentes nas primeiras semanas da gravidez, e é um sintoma ao qual se deve prestar atenção.

6

Alguns sinais considerados clássicos como as náuseas, os vômitos e as tonturas, junto com a repulsão ou desejo de certos alimentos, podem não ocorrer durante a gravidez, por isso embora sejam considerados os mais típicos agora sabe-se que não são tão habituais como se acredita e que há sinais mais inequívocos, como os anteriormente mencionados.

7

Os testes de gravidez caseiros são confiáveis, mas apenas darão positivos se a sua gravidez tiver mais de 15 dias, momento em que a hormona HCG se deteta na urina, claro que em muitos casos surgem falsos negativos, por isso se suspeita que está grávida e quer tirar as suas dúvidas de forma segura recomendamos-lhe uma análise ao sangue.

Veja também: Corrimento marrom antes da menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou grávida, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Se fizer um teste de gravidez em caso e o resultado for positivo, recorra de imediato ao seu médico para uma revisão especializada.
  • Se perante a ausência da menstruação fez um teste caseiro e uma análise ao sangue e o resultado da gravidez for negativo deve recorrer ao seu médico de imediato para determinar a origem do atraso.
  • Se não é sexualmente ativa neste momento e a sua menstruação sofreu um atraso, deve recorrer ao médico para determinar a causa.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Ellensilvavitoria2@gmail
Eu tomo enjecao a um ano... Coro o risco de engravidar ou não.... Pois tenho um casal de filhos e não quero ter mas...
luciane sofre pereira
sim quando escovo os dente
Usuário anônimo
porque eu quero que vc leia o meu futuro e me diga se sestou gravida ou na~?
luciane sofre pereira
pq estou com muita colica
Como saber se estou grávida