menu
Partilhar

Como saber se meu filho sofre de transtorno bipolar

Imagem: ginatonic.com

O transtorno bipolar (TBP), também conhecido como transtorno afetivo bipolar (TAB) e de forma mais coloquial, estado maníaco-depressivo, caracteriza-se por mudanças repentinas de humor e de comportamento. Pode aparecer na infância, na adolescência ou na idade adulta. Estes transtornos de comportamento podem afetar a vida diária. Por isso, é importante uma detecção precoce para poder levar a criança ao profissional correspondente e iniciar o tratamento adequado, psicológico ou farmacológico, segundo o caso e a opinião do profissional. Em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba como saber se seu filho sofre de transtorno bipolar já que se apresenta de forma diferente em crianças ou adolescentes.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu filho bipolar

Na criança

Sintomas para estar alerta perante um possível transtorno bipolar na criança:

  • Sente-se deprimido;
  • Irritabilidade;
  • Mudanças de humor de longa duração;
  • Terrores noturnos;
  • Caprichos;
  • Impulsividade;
  • Comportamentos imprudentes;
  • Raiva explosiva;
  • Ansiedade por separação;
  • Agitação exagerada;
  • Pouco ou muito sono;
  • Enurese;
  • Comportamento inadequado de caráter sexual;
  • Delírios e alucinações;
  • Pensamentos delirantes.

No adolescente

Sintomas para estar alerta perante um possível transtorno bipolar no adolescente:

  • Os adolescentes que podem sofrer de transtorno bipolar podem sofrer episódios alternados de estado maníaco e estado depressivo, ou estado misto, que seria uma mistura de ambos estados ao mesmo tempo.
  • Em estados de mania: humor elevado e expansivo, pouco sono, linguagem acelerada, delírios de grandeza, envolvimento em atividades perigosas, atividade física, alucinações.
  • Em estados de depressão: tristeza e choros, pouco sono, irritabilidade, abandono de atividades que antes eram prazerosas, pouca concentração, baixo rendimento escolar, ideias delirantes, ideias de suicídio, mudanças de apetite.

Quando pode ocorrer?

Os genes podem ser uma causa do transtorno bipolar infantil, mas também há fatores ambientais que podem ser determinantes. Uma perda ou um acontecimento traumático podem levar a um episódio destas características. As mudanças hormonais na puberdade também podem desencadear o transtorno bipolar, nas mulheres pode afetar também estas mudanças hormonais bruscas.

Os adolescentes com transtorno bipolar que não estão diagnosticados, costumam estar mais inclinados para consumir drogas ou álcool.

Se seu filho apresentar a maioria dos sintomas mencionados acima por mais de duas semanas, é recomendável ir a um especialista o quanto antes, porque se deixar passar muito tempo o transtorno bipolar pode piorar e, além disso, é importante diferenciá-lo de outros possíveis transtornos que possam levar a confusões.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho sofre de transtorno bipolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

2 comentários
catia lima
Ola meu nome e catia minha filha tem 6anos e muito nervosa ,iritada ,ansiosa ,tem um comportamento q varia de acordo com o que ela quer nao aguento mais as reclamaçoes q vem do colegio. Estou desesperada purfavor alguem me ajude
Celia
Leve sua filha para ser avaliada por um psiquiatra. Só um profissional pode te ajudar de maneira eficiente.
FABIANA
BOM NO INICIO QUANDO EU PERCEBI AUGO DE ESTRANHO EM MINHA FILHA ELA TINHA 9 ANOS EU NÃO QUERIA ACEITAR HJ ELA TEM 14 ANOS E TA CADA DIA MAS ESTRANHA E DIFÍCIL, TEM DIAS QUE EU ENTRO EM DESESPERO EM CADA CRISE DELA EU MIM CULPO POR NÃO TER PROCURADO AJUDA LOGO TODO DIA QUANDO EU CHEGO DO TRABALHO É UM ALGO NOVO ELA PASSA ANOITE ANDANDO NA CASA,SI OLHANDO NO ESPELHO NÃO COME PASSA MAL DE BARRIGA VAZIA SE TRANCA FICA GRITANDO BATENDO NAS PAREDE,NÃO QUE MAS IR A ESCOLA AS NOTA, SÃO MARAVILHOSA OS PROFESSOR TEM MUITA ADMIRAÇÃO E GOSTA MUITO DELA MAS ELA FALTA MUITO NA ESCOLA MAS RECONPERA TODAS AS FALTA NÃO SEI COMO TEM DIA QUE ELA NÃO FAZ NADA NEM PARECE QUE ELA E ASSIM
Celia
Leve ela em um psiquiatra urgentemente. Meu filho foi diagnosticado como bipolar. Depois de medicado melhorou muito. Em certos casos só a medicação torna a convivência possível.

Imagem: ginatonic.com

Voltar ao topo da página