A saúde das crianças

Como saber se meu filho tem adenoide

Como saber se meu filho tem adenoide
Imagem: espaiescoles.farmaceuticonline.com

As adenoides encontram-se no final da cavidade nasal, na parte mais alta da faringe acima do paladar. São um órgão linfático cuja função principal é a de produzir defesas para proteger-nos das possíveis infecções, controlando os vírus e as bactérias que penetram pelo nariz. Começam a crescer quando os bebês atingem os 9 meses de vida, tendem a diminuir de tamanho a partir dos 5 ou 6 anos de idade e desaparecem durante a puberdade. Todo mundo tem adenoides e sua presença não constitui um problema a não ser que cresçam mais do que o normal ou inflamem por causa de uma infecção, é então quando se diz que uma pessoa "tem adenoide". Ao desenvolverem-se durante os primeiros anos, as crianças são as mais vulneráveis a esta condição. Se você se interessa por este assunto, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como saber se seu filho tem adenoide.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem lombrigas
Passos a seguir:
1

Por se tratar de um órgão que luta contra as bactérias e vírus que penetram através do nariz, pode ser infectado e sofrer um processo de inflamação. Quando isto acontece, pode ser que o inchaço das adenoides diminua sozinho ou que precise de um tratamento médico. Nestes casos é muito normal que as amígdalas também acabem inflamadas.

2

Já que as adenoides se encontram depois da cavidade nasal, é impossível vê-las sem os utensílios médicos adequados. Desta forma, como sabemos se uma criança tem as adenoides inflamadas? Por meio dos sintomas. Quando as adenoides inflamam produzem uma série de alterações que nos podem ajudar a identificar o incômodo.

  • Dificuldades respiratórias. O nariz encontra-se muito tapado e a criança só poderá respirar pela boca.
  • Estes problemas respiratórios produzem roncos e dificuldades para dormir.
  • Por ter o nariz tapado, a criança começará a ter o que se denomina como 'fala nasal'.
  • Pode originar dor de garganta e gânglios inflamados no pescoço.
  • Produção abundante de mucosidade.
  • Febre.
  • Problemas de ouvido, como infecções e dor, que podem derivar em uma otite se o inchaço das adenoides for muito severo.
  • Em certas ocasiões pode produzir sinusite.
3

Outra das causas das adenoides é seu crescimento excessivo. Em ocasiões pode ocorrer que as adenoides da criança se desenvolvam mais do que o normal, produzindo as chamadas 'adenoides hipertróficas'. Quando isto acontece, os condutos respiratórios ficam totalmente obstruídos e os sintomas anteriores estão presentes na criança em maior intensidade. A diferença é que os tratamentos médicos não são eficientes, pois trata-se de um problema de tamanho, não de inchaço. Nestes casos, a única forma de tratá-las é removendo-as.

Como saber se meu filho tem adenoide - Passo 3
Imagem: saudemedicina.com
4

Se você vir estes sintomas em seu filho, procure seu médico imediatamente para que ele faça um exame minucioso, diagnostique se tem ou não as adenoides inflamadas e receite o tratamento apropriado. Lembre-se de que podem derivar em problemas mais graves como a otite e por isso é tão importante não atrasar a visita ao médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem adenoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
EDNEIA ROCHA DE ANDRADE BARBOSA
Boa tarde meu filho tem um ano ele tem dificuldade de respirar quando chega a madrugada fica com o nariz ressecado com isso acorda varias vezes a noite pode se Adenoidite?
alexandra
qual o exame diz se meu filho tem adenoide
alexandra
eu não sei
elaine
muito importante essa orientação, porque nos desperta para conhecermos mais sobre determinados assuntos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine, muito obrigada pelo seu comentário, valeu! Continue nos acompanhando :)
Imagem: espaiescoles.farmaceuticonline.com
Imagem: saudemedicina.com
1 de 2
Como saber se meu filho tem adenoide