Partilhar

Como saber se meu filho tem anorexia nervosa

Imagem: hercampus.com

Normalmente, quando se fala de anorexia pensa-se que só as garotas a padecem, mas também há garotos que podem sofrer desta doença. A anorexia pode afetar qualquer sexo na adolescência. Por isso se deve ter especial cuidado nesta etapa onde as mudanças que os filhos apresentam podem ser drásticas demais e levantar a suspeita de que alguma coisa não anda bem. Se você começar a suspeitar que seu filho ou filha começa a ter condutas estranhas e poderia ser anoréxico ou anoréxica, não se concentre em dar bronca nele(a) ou castigá-lo(a) já que isto só agravará o problema. É essencial que se isto ocorrer você comece mantendo uma conversa calma sobre a possível existência de um problema que preocupa você e que você quer ajudá-lo(a). Por isso em umComo.com.br queremos orientar você sobre como saber se meu filho tem anorexia nervosa.

Também lhe pode interessar: Como ajudar meu filho com anorexia
Passos a seguir:
1

Ele está obcecado em pesar-se. Você começou a notar que seu filho começa a ter um controle excessivo, quase obsessivo, pela balança.

2

Recusa alimentos. Ele começa a deixar de comer alimentos, sobretudo gordurosos, que ele antes adorava e não se importava de comer.

3

Atitude estranha frente à comida. Você verifica que ele brinca demais com a comida ou que corta os alimentos em pedaços muito pequenos e vai separando-os ou organizando-os, etc. Tudo para não comer.

4

Ele se zanga e fica até agressivo se alguém questionar sua forma de comer.

5

Começa a ficar obcecado com as calorias dos alimentos. Se tiver mais do que ele considera adequado, recusa o alimento.

6

Tem ícones magros de pessoas famosas que ele deseja copiar. Concentra-se em modelos que são magros e nunca se vê a si mesmo como alguém atraente.

7

Tem um sentimento constante e infundado de obesidade e só quer continuar emagrecendo com um controle excessivo, controlando o peso, as medidas, olhando-se no espelho, etc.

8

Demora muito para vestir-se, nada lhe fica bem. Pode ser confundido com ser vaidoso.

9

Evita as refeições em companhia, se não tiver mais remédio sai da mesa o quanto antes.

10

Mudanças no estado de ânimo. Tendência ao isolamento, depressão e ansiedade. Baixa autoestima.

11

Fazer muito exercício, de forma constante e desmedida, pode ser também uma evidência de que seu(sua) filho(a) sofre de anorexia nervosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem anorexia nervosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como saber se meu filho tem anorexia nervosa

Imagem: hercampus.com

Voltar ao topo da página