Como saber se meu filho tem autismo

Como saber se meu filho tem autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta as habilidades das pessoas, especialmente quanto ao desenvolvimento da linguagem e das habilidades sociais. Os comportamentos não verbais, tais como o contato visual, expressões faciais e gestos, veem-se notavelmente afetados, bem como as formas de relacionamento com outras crianças e inclusive com adultos. O autismo afeta fundamentalmente os meninos, e é um transtorno que não tem cura. A seguir, apresentaremos indicações reais para você saber se seu filho tem autismo.

Passos a seguir:
1

Problemas na comunicação verbal e não-verbal. A criança autista, com um ano de idade não balbucia, não aponta para os objetos nem imita os gestos que os outros fazem, como, por exemplo, se você der tchau com a mão ele não acompanha o gesto. Nestes casos é frequente que até um ano e meio ele não diga nenhuma palavra, não possa explicar o que quer, não siga as instruções que você dá e não responda pelo nome. Também costuma criar e inventar palavras constantemente.

2

Dificuldades para relacionar-se com as pessoas e os objetos. O autista não costuma estar interessado nas outras crianças nem nas pessoas; ele muitas vezes mergulha em um profundo isolamento. Ele não costuma manter contato visual e também não parece reconhecer os sentimentos das outras pessoas nem costuma expressar seus próprios sentimentos.

3

Conduta estereotipada. A criança autista, estabelece uma rotina ou ritual específicos que são anormais devido à sua intensidade. Por exemplo, ele está sempre com um mesmo objeto ou tocando-o ou mantém meticulosamente a ordem dos sapatos. Qualquer modificação nesta conduta desencadeia condutas agressivas como esperneios ou cenas escandalosas e fora de lugar.

4

Hiperatividade, passividade e rejeição ao contato físico. Em determinados momentos, ele costuma ter uma conduta hiperativa, não fica quieto, move-se de um lado para o outro. Em outros momentos, parece estar mergulhado em uma passividade tranquilizadora. As crianças autistas não gostam de ser tocadas, de que tentem levantá-las ou de qualquer tipo de contato físico.

5

Ela não é consciente dos possíveis perigos. Atua com total falta de consciência frente a perigos que podem afetá-la de alguma maneira. Como, por exemplo, pôr as mãos no fogo ou atravessar a rua sem prestar atenção.

6

Sensibilidade extrema. As crianças com autismo são extremamente sensíveis aos sons, ao tato, ao olfato e ao paladar. Por exemplo: o ruído de um alarme pode ser um som perturbador para ela ou ela pode sentir que determinada roupa lhe dá coceira.

7

Movimentos repetitivos. Costumam ter uma série de movimentos que realizam continuamente, como, por exemplo, fazer gestos com as mãos ou mover determinada parte do corpo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu filho tem autismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Faça uma consulta com um médico especialista se você acha que seu filho pode ser autista.