Partilhar

Como saber se minha filha está com anorexia

A anorexia é um transtorno da conduta alimentar que se caracteriza por uma preocupação excessiva e medo a ganhar peso, e uma percepção distorcida do próprio corpo, que faz a pessoa que sofre de anorexia ver-se a si mesma como gorda. A perda de peso é conseguida através de métodos inadequados, como por exemplo, jejum, uso de laxantes, rejeição à gordura e proteína, entre outros. As pessoas com anorexia têm um peso muito abaixo do peso considerado normal para sua idade e altura. A seguir, apresentamos algumas características que permitirão a você saber se sua filha está com anorexia.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu filho tem anorexia nervosa
Passos a seguir:
1

Medo intenso de ganhar peso ou medo da obesidade, apesar de estar por baixo do peso normal. Este medo não desaparece mesmo perdendo peso, e até vai aumentando à medida que o peso vai diminuindo. Geralmente, fazem jejuns ou regimes muito estritos.

2

Rituais em relação à comida, como por exemplo, contar a quantidade de calorias dos alimentos, dividir a comida em pedaços pequenos, cozinhar para outros e não comer, etc.

3

Temor intenso de ter a obrigação de comer em público, como por exemplo em festas, aniversários, etc.

4

Alteração na percepção do peso ou cintura. Enxergam a si mesmas como gordas.

5

Durante três ciclos seguidos, ausência da menstruação.

6

Controle permanente do peso. Podem usar uma grande variedade de técnicas para avaliar o tamanho de seu corpo e controlar as zonas consideradas como "gordas", como glúteos e abdômen.

7

Negação absoluta da doença. Não é comum que uma pessoa que apresente esta alteração peça ajuda ou reclame por perda de peso.

8

Transtornos no sono e dificuldade para se concentrar.

9

Baixa autoestima e desvalorização de si mesma.

10

Sensação de frio constante, pele ressequida e amarelada, queda de cabelo, prisão de ventre. Exercício excessivo.

11

Estado de humor que varia entre a irritabilidade e a depressão.

12

Negação a mostrar seu corpo, por exemplo não usam trajes de banho. Também costumam usar roupa solta para não mostrar a perda de peso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minha filha está com anorexia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se alguém que você conhece apresenta estes sintomas, consulte um médico de forma urgente.

Escrever comentário sobre Como saber se minha filha está com anorexia

2 comentários
A sua avaliação:
Julia
Acho que estou com anorexia,mas não consigo falar com ninguém! Não mentruo desde o começo do ano, meu humor é sempre negativo (irritado/triste), tenho prisão de ventre, meu cabelo caiu muitoo do começo do ano pra cá e sinto muito frio, e pelo medo de engordar, ficava sem comer ou vomitava até que perdi uns 12kg, mas tenho medo/vergonha de falar com alguém! Queria que a minha mãe lesse esses artigos pra me ajudar! :(
Editor umComo.com.br
Oi Julia, é muito importante que você seja acompanhada por um profissional para que possa recuperar. Também é muito importante que fale com os seus pais e lhes diga o que se está passando. Se não tem coragem de lhes dizer, uma coisa que pode fazer é deixar este artigo aberto no computador deles de forma a que eles o leiam. Independentemente disso, ganhe coragem para falar com eles e enfrente a situação. Quanto mais rápido recorrer a ajuda mais rápida será a sua recuperação. No umComo queremos motivá-la para enfrentar esta doença e desejamos a sua rápida recuperação! :)
maria jose do carmo barros
ela nao come arroz nem feijao so come batata docee dorme guase o tempo enteiro ela ja faz tratamento de pilipicia nervo e mental mim ajuda a ajudar minha filha por favor
EllaDisse
As anoréxicas comem pouco por isso se sentem fracas e dormem muito, oq vc pode fazer é cozinhar bastante coisas q ela gosta de comer e oferecer o tempo todo, e se ela gritar ou ficar nervosa, deixe a comida no quarto dela, encha o lugar de tentações e etc, ela n vai aguentar. N de dinheiro a ela, se não ela vai gastar com laxantes e outros remedios para emagrecer. Fale que ela esta magra e sem corpo, n tenha do, diga q ela perdeu os peitos e a bunda e não tem mais coxa... Fale q os meninos odeiam esse tipo de corpo e que ela parece uma vara pau, não tenha dó... Pois se falar q ela esta magra e bonita ela só vai querer emagrecer mais e fazer de tudo para n engordar. Leve a ela no pisicologo para evitar depressões. Caso você ouver duvidas que ela esteja vomitando(bulimia) diga a ela que vomitar deixa os dentes podres de feios. sempre leve tudo ao lado da estética, pois é isso que importa a elas. Se ela engordar diga que ela esta linda e encorpada, mas que podia engordar um pouco mais. Se faca de boba fingindo que não sabe da doença. Mas se isso ainda assim persistir, a leve no medico e sempre mostre a ela fotos de meninas horrivelmente magras e casos de morte em anoréxicas.Eu mesma já passei por essa doença e sei bem o pensamentos dessas meninas.

Voltar ao topo da página