Prevenção dos distúrbios digestivos

Como saber se minhas fezes estão saudáveis

Mariana Souza
Por Mariana Souza. Atualizado: 14 maio 2018
Como saber se minhas fezes estão saudáveis

Analisar as fezes é um diagnóstico que deve ser realizado com frequência, e pode ser tão útil quanto aferir sua pressão arterial ou medir sua temperatura corporal. Você é o que você come. Mesmo não sendo uma tarefa das mais agradáveis, prestar atenção nas fezes possibilita descobrir alguns problemas na sua alimentação, de saúde, dos seus intestinos, e até mesmo seus níveis de stress e ansiedade.

O bolo fecal – as fezes é o resultado final de um complexo processo digestivo que se inicia no momento que o alimento passa pela boca. Elas são formadas no intestino grosso, depois que todos os nutrientes tenham sido absorvidos, ou seja, é o “resto”.

São constituídas por água, fibra solúvel, alimentos não digeridos, células mortas, bactérias vivas e mortas, secreções e bile. As células vermelhas mortas também são eliminadas pelas fezes e são as responsáveis pela coloração marrom.

Se todo o processo ocorre bem, o final é uma ida saudável ao banheiro. Há uma expectativa e um consenso de como o bolo fecal deve se apresentar e tendo em conta que muitas pessoas se perguntam como saber se minhas fazes estão saudáveis, o umComo listou algumas características importantes que devem ser observadas na sua próxima visita ao banheiro, confira:

Índice

  1. Formato das fezes
  2. Cor das fezes
  3. Consistência das fezes
  4. Odor das fezes
  5. Boiou ou afundou?
  6. Dica

Formato das fezes

As fezes devem ter um formato cilíndrico. Aquelas que apresentam formato muito fino, no tipo lápis podem indicar alguma obstrução em seu caminho de passagem, alterando sua forma. Fezes arredondadas e muito secas podem indicar constipação intestinal, devido à falta de ingestão de fibras e água em sua maioria.

Cor das fezes

“As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile produzida pelo fígado que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença", diz o cirurgião gástrico e proctologista Sidney Klajner, do Hospital Albert Einstein.

Fezes muito escurecidas, na cor de borra de café ocorre por algum tipo de sangramento interno presente que já ocorreu. Se as fezes apresentam secreção mucosa ou sangramento mais intenso é bom procurar um médico especialista, pois provavelmente é a indicação de um processo inflamatório ocorrendo no intestino, úlceras ou mesmo tumores. Veja ainda dicas do umComo sobre como tratar fezes com sangue. As muito amareladas brilhando, mostram uma má absorção de gorduras ou até o excesso de consumo dessas, podendo indicar ainda mau funcionamento do pâncreas. As fezes esverdeadas podem tanto indicar a ingestão de verduras escuras em excesso como ingestão de alimentos com corante azul. Por fim as esbranquiçadas podem indicar problemas no fígado, como hepatite.

Consistência das fezes

Usualmente, as fezes devem ter uma consistência firme, porem macias e maleáveis. Fezes muito amolecidas ou pastosas, acompanhadas de restos alimentares em excesso pode ser indício de intoxicação alimentar. Quanto às ressecadas em excesso, indicam constipação intestinal. E fique atento, fezes que passam dias para ser evacuadas, perdem sua água para o organismo que a reabsorve, ficando ainda mais ressecadas e difíceis de “sair”. As fezes devem ser evacuadas com facilidade, sem dor (que pode indicar processo de hemorroidas). As fezes quase líquidas indicam diarreia e a má ou nula absorção de nutrientes, podendo levar a desidratação.

Odor das fezes

Claro que as fezes não possuem aroma agradável, uma vez que contam com processos sulforosos realizados pelas bactérias ao serem formadas. Entretanto a intensidade do odor pode variar de acordo com nossos hábitos alimentares e ainda ser um sinal de problemas. Geralmente, o consumo de carnes vermelhas, alimentos condimentados e desequilíbrio da flora intestinal podem fazer com que o excremento saia com odor muito forte. O odor pungente mostra que o indivíduo esta com a flora intestinal saudável.

Boiou ou afundou?

Fezes saudáveis afundam lentamente. Se as fezes boiarem no vaso sanitário demonstra maior concentração de gases no bolo fecal, devido à ingestão de alimentos como brócolis, feijão ou repolho, ou o excesso de gordura.

Leia também: Fezes pastosas são normais? - Aprenda a analisar o cocô

Dica

Muitos médicos chegaram ao consenso de que não há nada que indique que as fezes são normais ou saudáveis. O mais importante é ficar atento às mudanças na movimentação intestinal, como a frequência e o aspecto das fezes.

Entenda também como devem ser a fezes do bebê.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se minhas fezes estão saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber se minhas fezes estão saudáveis