Partilhar

Como saber se preciso de vaginoplastia

Por Paula Cassandra. Atualizado: 8 fevereiro 2017
Como saber se preciso de vaginoplastia

O procedimento cirúrgico que tem o objetivo de ajustar o relaxamento da musculatura da vagina é indicado apenas a alguns casos bem específicos. Por isso, se você está na dúvida sobre como saber se preciso de vaginoplastia confira as informações que o umComo.com.br tem a respeito do assunto. Por se tratar de uma cirurgia todo o cuidado é importante, bem como a real necessidade de realizá-la.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho o hímen imperfurado
Passos a seguir:
1

A vaginoplastia é uma cirurgia que reconstrói a chamada anatomia vulvo-vaginal, a fim de corrigir o relaxamento da musculatura da vagina, o qual pode acontecer depois do parto normal e mesmo em decorrência do passar dos anos. No entanto, para saber se é preciso vaginoplastia em uma mulher, é necessário avaliar cada caso e averiguar que esse relaxamento esteja prejudicando a sua vida e a sua saúde de alguma forma. Dessa forma, o procedimento cirúrgico costuma ser indicado quando a mulher sofre de incontinência urinária ou ocorreu perda do prazer durante as relações sexuais por causa da falta de atrito na penetração.

Como saber se preciso de vaginoplastia - Passo 1
2

A incontinência urinária se caracteriza pela perda involuntária de urina em diversas situações em que existe uma pressão maior no abdômen, como quando a mulher espirra, tosse, ri e mesmo se exercita. Vale lembrar, entretanto, que é normal que durante o parto pela vagina ocorra um alargamento da mesma, o qual é corrigido com o passar do tempo naturalmente. Segundo especialistas, são raros os casos que a vagina não volta ao normal. De qualquer forma, antes de escolher pela vaginoplastia a mulher deve experimentar os exercícios que trabalham os músculos do assoalho pélvico, os quais podem evitar que o órgão se alargue.

3

Para serem ainda mais eficientes, esses exercícios devem ser feitos antes mesmo da gestação iniciar e mesmo pelas mulheres que não desejam ter filhos. Essa prevenção é importante porque com o passar dos anos todas as mulheres podem ficar com os músculos da sua vagina mais frouxos, os quais perdem a sua elasticidade. Além disso, a musculatura pode ficar mais prejudicada quando ocorrem partos normais que se prolongam ou que o bebê tem um tamanho maior do que o normal.

4

Há também mulheres que fazem a cirurgia apenas por questões estéticas, sendo que é importante lembrar que como qualquer outro procedimento cirúrgico, vaginoplastia possui riscos e assim a paciente precisa pensar bem se vale a pena correr um risco para algo que não está prejudicando a sua saúde. Já ao decidir pela cirurgia, o especialista responsável vai solicitar uma série de exames, como o estudo de urodinâmica, que tem o objetivo de avaliar a situação para propor o tratamento mais adequado.

5

Antes do procedimento, a mulher deve fazer os exercícios que trabalham a musculatura pélvica e uma dieta específica. Também deve usar laxativos, fazer limpeza íntima com sabonetes antissépticos e a raspagem dos pelos. Após a vaginoplastia, é normal a mulher sentir muita dor nos primeiros dias, por isso, são prescritos analgésicos fortes. É preciso ainda fazer compressas geladas, usar cremes e sabonetes vaginais específicos, bem como absorvente higiênico externo e calcinhas folgadas. As atividades físicas estão suspensas nos 30 dias seguintes à cirurgia, bem como as relações sexuais, que deve esperar 40 dias. Entre as possíveis complicações estão sangramento e/ou inchaço excessivo, infecção, estreitamento excessivo da vagina e estenose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se preciso de vaginoplastia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se preciso de vaginoplastia

Como saber se preciso de vaginoplastia
1 de 3
Como saber se preciso de vaginoplastia

Voltar ao topo da página