Como saber se quebrei o nariz

Como saber se quebrei o nariz

Uma fratura nasal, também chamada de nariz quebrado, é uma rachadura ou quebra em um dos ossos do seu nariz, na maioria das vezes o osso sobre a ponte do mesmo. A lesão pode ser provocada por quedas, acidentes de trânsito, esportes, lutas físicas e outras situações em que o nariz embate contra uma superfície ou vice-versa. Um nariz quebrado pode ter consequências a nível respiratório, danificando o funcionamento da respiração por via nasal, e estéticos, desalinhando o nariz e provocando o chamado nariz torto. Se você está tendo dificuldade em determinar se sofreu uma fratura ou não, o umCOMO dá uma ajuda. Continue lendo e responda à pergunta "Como saber se quebrei o nariz?" com essas dicas úteis!

Passos a seguir:
1

Para saber se quebrou o nariz, comece por buscar os sintomas de um nariz quebrado. O sintoma mais óbvio é a dor dentro ou em torno do seu nariz. Se a dor é difícil de suportar, continue lendo para conferir se tem os outros sintomas.

2

Em seguida, tente perceber se o nariz está torto ou desalinhado. Uma fratura pode provocar um nariz torto que, futuramente, pode até necessitar de corrigido com uma cirurgia. Caso o nariz esteja fora do sítio habitual, é provável que ele esteja fraturado.

3

Logo, verifique se o seu nariz está inchado ou se a zona em redor do mesmo está maior do que o habitual.

Aviso: o inchaço do nariz pode criar uma ilusão de nariz desalinhado ou torto, mesmo que não esteja quebrado!

4

Depois de comprovar que o seu nariz está inchado, passe ao sintoma seguinte: sangramento. Um nariz sangrando indica que pode existir uma fratura nasal.

5

Se o nariz estiver entupido e você não conseguir liberar o seu corrimento pela via nasal, esse é outro jeito de comprovar que ele quebrou. Isso indica que as passagens estão bloqueadas!

6

Outro sintoma evidente de um nariz quebrado são as contusões ou hematomas no nariz e em torno dos olhos. Não desespere, os hematomas desaparecem depois de 2 ou 3 dias!

7

Outro jeito de detetar uma fratura nasal é verificar se, ao mover o nariz, ele faz som de estalinhos ou provoca uma sensação de trituração.

8

A maioria das fraturas nasais podem ser tratadas em casa, sem necessitar de tratamento médico. Contudo, isso só é recomendado quando o septo e a pele do nariz estão perfeitamente intactos. Para cuidar do seu nariz quebrado, adote essas medidas:

  • Comece por estancar o sangramento do nariz. Para isso, aperte as narinas com firmeza por 10 minutos (logo abaixo do osso do nariz) ou até o sangramento terminar. Se o sangramento não terminar, coloque compressas de gaze no interior das narinas para estancar o sangue.
  • Se necessário, coloque o nariz de novo no sítio.
  • Coloque gelo no nariz por 20 minutos, inclinando o corpo para a frente e respirando pela boca.
  • Evite assoar o nariz pois ele pode fazer com que comece sangrando de novo.
  • Evite tomar medicamentos anti-inflamatórios ou aspirina pois o medicamento pode piorar o sangramento.
9

Apesar de serem fáceis de tratar, as fraturas nasais podem requer atenção médica. Não hesite em visitar um médico se:

  • O nariz permanece torto
  • A dor só piora, mesmo depois do gelo
  • O inchaço não desaparece depois de alguns dias
  • O inchaço desapareceu, mas você tem dificuldade em respirar pelo nariz
  • O sangramento vai e vem
  • Você tem febre

Se experienciar um ou mais dos sintomas acima listados, você deve consultar o seu médico assim que possível. Ele poderá ter que fazer um raio-X para avaliar a sua situação e definir o tratamento necessário. Caso a estrutura interna do seu nariz tenha sido danificada pela lesão, você pode necessitar de ter os ossos realinhados em cirurgia. Isso será feito no hospital (com anestesia geral).

10

Algumas fraturas nasais também podem exigir uma visita de urgência ao hospital. Caso apresente alguns desses sintomas após o embate e quebra do seu nariz, arrume uma carona para o hospital ou chame uma ambulância:

  • O seu nariz ou as suas orelhas estão liberando um líquido claro (pode indicar uma lesão grave)
  • Você tem uma dor de cabeça severa
  • A hemorragia nasal não pára
  • Você tem dor de garganta (especialmente grave quando combinada com formigamento ou dormência nos braços)
  • Está tendo desmaios
  • A fratura está afetando a sua visão
  • É possível sentir um inchaço terno no septo (um coágulo de sangue)
11

Depois receber tratamento para um nariz quebrado, pode ser necessário consultar um especialista para receber acompanhamento e saber se os ossos estão curando na posição certa. Nesse caso, recomendo que você procure um cirurgião plástico ou um otorrinolaringologista.

Para descobrir como dormir com o nariz quebrado, acesse essas dicas! Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se quebrei o nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.