Partilhar

Como saber se sofro de compulsão alimentar

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 4 setembro 2017

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar mais comum do que todo o mundo pensa. Quem sofre desse distúrbio consome uma quantidade excessiva de comida regularmente, mesmo em momentos em que a fome não está presente, estando saciado e até indisposto com tanta comida. Esse problema afeta pessoas de qualquer idade e sexo e pode resultar em obesidade, sendo que 3 em cada 4 pessoas com compulsão alimentar são obesas. O transtorno aumenta ainda risco de doenças graves e deve, por isso, ser tratado no momento em que e diagnosticado. Muitas pessoas encaram a comida como um conforto perante os seus problemas emocionais, o que resulta nesse transtorno grave. Se você desconfia que sofre desse problema, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como saber se sofro de compulsão alimentar.

Também lhe pode interessar: Como saber se minha filha está com anorexia
Passos a seguir:
1

Comer rapidamente

Para saber se sofre de compulsão alimentar, verifique a velocidade com que você come. Consumir alimentos demasiado depressa é um dos sinais do transtorno, sendo que quem come rápido tem tendência para comer mais.

A sensação de saciedade só ocorre após a liberação de determinados hormônios, demorando um pouco para chegar. Assim, quanto mais rápido uma pessoa come, mais comida ele pode ingerir até se sentir saciada.

Como saber se sofro de compulsão alimentar - Passo 1
2

Comer escondido

As pessoas que comem escondido estão testando escapar ao julgamento dos outros e ao julgamento próprio. O indivíduo tenta evitar críticas em relação à quantidade de alimento ingerida, assim como à velocidade com que come. Comer escondido é uma ação premeditada que busca proteção da vergonha que a pessoa sente por não ser capaz de se controlar.

3

Comer sem fome

Outro dos sinais de compulsão alimentar é o ato de comer sem ter fome. Para quem sofre desse distúrbio, o ato de comer nem sempre está relacionado com a fome. O indivíduo prefere comer alimentos ricos em carboidratos simples e gorduras como doces, frituras, bolos e comidas rápidas.

Dessa forma, a comida não serve apenas para funcionar como combustível essencial para o organismo, mas também como uma simples fonte de prazer.

4

Comer o tempo todo

Os indivíduos que sofrem desse transtorno sentes uma necessidade extrema de comer com muita frequência. Isso acontece porque a falta de comida deixa um vazio emocional e, mesmo que a pessoa pense que tem fome, o seu corpo pode não precisar de comida no momento. Assim, as refeições são repetidas e os lanches com guloseimas são constantes.

5

Comer de forma emocional

Pessoas com compulsão alimentar comem para se sentir bem a nível emocional. Quando enfrentam situações que causam sentimentos muito positivos ou negativos, é comum comerem em excesso num momento de puro descontrole. A comida é usada como forma de neutralizar o sofrimento, comemoração ou até recompensa.

6

Comer até passar mal

Como resultado de consumo excessivo de comida, as pessoas com compulsão alimentar acabam sofrendo uma distensão gástrica. A rápida ingestão de comida permite o exagero alimentar, favorecendo a ingestão de uma quantidade maior de alimento. Além disso, o exagero deriva da fome emocional e não física.

7

Sentimento de culpa

Um dos sinais mais comuns da compulsão alimentar é o sentimento de culpa que a pessoa sente depois de um episódio de descontrole alimentar. A pessoa percebe que essa atitude está errada, mas não se sente forte o suficiente para mudar esse comportamento. Pessoas que se submetem a dietas restritivas também sofrem desse problema, pois conseguem arruinar semanas de privação em apenas um dia.

8

Tratamento

Não existe uma cura específica para a compulsão alimentar. Contudo, existem várias opções de tratamento que variam de acordo com as necessidades de cada paciente. Os tipos de tratamento incluem terapia e aconselhamento, terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental, presença em grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento nutricional.

Na maioria dos casos, os médicos não recomendam medicamentos para tratar esse tipo de transtorno. Contudo, podem ser usados supressores de apetite ou anti-depressivos para tratar a compulsão alimentar.

Para informação adequada ao seu caso, procure aconselhamento médico com um especialista de transtornos alimentares ou terapeutas associados a distúrbios desse tipo.

9

Agora que já descobriu como saber se sofro de compulsão alimentar, confira esses artigos que podem ser úteis para recuperar hábitos saudáveis:

Como fazer uma reeducação alimentar

Como melhorar a saúde emocional

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sofro de compulsão alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como saber se sofro de compulsão alimentar

1 de 5

Voltar ao topo da página