Curar o alcoolismo

Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais

Beber é um ato social, por isso para muitas pessoas é difícil perceber que têm uma relação nociva com o álcool. Não é um processo simples identificar que temos um problema de dependência com o álcool, no entanto o primeiro passo consiste em admitir que existe algo que não está bem, para assim caminhar em frente e superar a situação. Se alguma vez se questionou sobre como saber se sou alcoólatra, em umComo.com.br indicamos-lhe os principais sinais sobre este problema.

Também lhe pode interessar: Como ajudar um alcoólatra
Passos a seguir:
1

Na hora de beber torna-se difícil para você controlar as quantidades, pode mudar o tipo de bebida ou álcool que consome mas sempre que bebe, acaba embriagado. Se não sabe quando parar este é um claro sinal de que tem um problema com o álcool.

Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais - Passo 1
2

Muitas pessoas definem-se como alcoólatras sociais. Se precisa ou toma um drink antes de começar o seu dia, se diariamente ou muitas vezes por semana bebe várias vezes, se o seu consumo de bebida sai das situações sociais, então não é um alcoólatra social. Pelo contrário, pode estar tendo problemas com o álcool.

3

Se os seus familiares ou amigos lhe fizeram observações sobre a sua forma de beber e você se chateou com os comentários, se este tema é a causa de discussões com quem o rodeia, é possível que as outras pessoas estejam detectando um comportamento que sai fora do habitual.

Deve entender que se as pessoas mais próximas de você observam que a sua forma de beber não é normal talvez eles estejam detetando algo que você ainda não quer assumir: que tem um problema com o álcool.

Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais - Passo 3
4

É normal que algumas situações nos façam sentir a necessidade de beber um pouco para relaxarmos e esquecer os problemas por um momento, mas este comportamento não é a solução para nada. Se o seu modo de beber lhe causou problemas em casa, no trabalho ou em outro lugar, esse é um sinal de alcoolismo.

5

Já tentou deixar a bebida durante algum tempo mas não conseguiu? Se a resposta é afirmativa, poderá precisar de ajuda para dar este importante passo e levar uma vida muito mais tranquila. Quando não é possível para nós deixar o álcool nem sequer por certos períodos de tempo, é possível que exista uma dependência à bebida que é importante resolver antes que as complicações do alcoolismo comecem a afetar a sua saúde e relações.

Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais - Passo 5
6

Quando bebe, bebe a um ritmo moderado ou apressado? Se numa reunião social bebe um gole atrás outro com medo que se acabe ou é incapaz de beber o suficiente, está manifestando um comportamento compulsivo em relação ao álcool que mostra que existe uma dependência.

7

Quando os outros o abordam para o aconselhar ou criticar a sua forma de beber costuma responder que pode deixar de o fazer quando quiser, mas quando o tenta realmente fazer acaba por fracassar porque não sabe como se manter sóbrio por muito tempo.

8

Se além destes sinais, teve vários apagões mentais depois de beber, se falta ao trabalho, à universidade ou às suas responsabilidades com frequência devido à ressaca e pensa que a sua vida seria muito melhor se soubesse como beber ou se não sentisse atração pelo álcool, então apresenta sinais significativos de adição ao álcool.

9

Não há nenhum motivo para sentir vergonha por ter um problema com a bebida, o que é importante é manifestar o desejo de mudança e dar o passo em frente. Recorra aos Alcoólicos Anônimos mais próximos da sua comunidade e partilhe a sua experiência com outras pessoas que se sento igual a si.

10

Procure ajuda, a dependência de álcool é um problema grave que não se resolve sozinho e que além disso pode afetar a sua saúde de forma dramática. A sua vontade é a diferença entre viver uma vida mais calma e feliz ou depender sempre de uma bebida para se sentir bem.

Se quer mais informação sobre os efeitos da bebida sobre a nossa saúde, convidamos você a consultar os nossos artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Os Alcoólicos Anônimos são uma das principais fontes para procurar apoio e tratar a sua dependência.
  • Se não se sente cômodo nos A.A, então recorra a um profissional particular.
  • Superar uma dependência requer todo o nosso querer e força de vontade, mas também pode procurar apoio nos seus entes queridos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se sou alcoólatra - Principais sinais