Como saber se sou celíaco

Como saber se sou celíaco
Imagem: dherbs.com

A intolerância permanente ao glúten, conhecida como doença celíaca, é uma condição autoimune que produz inflamação em uma zona próxima ao intestino delgado a cada vez que se consome gliadina, uma proteína vegetal contida em diversos cereais como o trigo, a espelta ou o kamut. Os celíacos apresentam diversos sintomas cada vez que ingerem alimentos com glúten, manifestando um intenso mal-estar que pode chegar a causar má nutrição e a afetar o correto desenvolvimento e crescimento em caso de crianças pequenas. Caso suspeite que você ou alguém próximo sofre dessa doença, em umComo.com.br explicamos como saber se a pessoa é celíaca explicando os sintomas desta doença.

Passos a seguir:
1

A doença celíaca apresenta-se em pessoas que contam com predisposição genética a serem intolerantes ao glúten, por isso é comum que esta condição muitas vezes seja transmitida por um familiar direto a outro. Pode ocorrer em qualquer idade, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta.

É importante destacar que ser celíaco não é o mesmo que ser alérgico ao glúten, uma vez que se tratam de condições diferentes com diferentes sintomas.

2

Um dos primeiros sintomas que caracterizam a doença celíaca é a dor e os incômodos abdominais, acompanhados de inflamação na área da barriga e do ventre, duas características típicas dos transtornos relacionados à digestão.

3

Os celíacos, em virtude de não poderem digerir o glúten de forma adequada, apresentam, com frequência, diarreia ao ingerirem esta proteína, por isso suas deposições costumam ser líquidas e frequentes. Em algumas ocasiões, apresentam também vômitos.

4

Uma perda de peso significativa é outro dos sinais que, acompanhados dos sintomas anteriores, pode indicar a existência da doença celíaca. No caso de crianças, apresentam também problemas de crescimento devido à má nutrição resultante desse problema.

5

Entre os sinais que podem indicar que uma pessoa é celíaca estão as mudanças de humor. A irritabilidade, a depressão e as mudanças bruscas no estado de ânimo são também próprias desta condição e derivadas de todas as doenças que sofre o paciente que não é tratado.

A fadiga crônica é também outro sintoma da doença celíaca, pois, devido aos problemas de nutrição derivados desta condição, o paciente não conta com a energia necessária para enfrentar seu dia a dia da melhor forma.

6

Como a doença celíaca implica a perda de pilosidade no intestino delgado, muitos dos nutrientes que ingerimos na dieta não podem ser absorvido de forma adequada. Por isso, os celíacos costumam apresentar carências de vitamina B12, vitamina D e ferro, o que pode conduzir a uma anemia ferropriva.

7

Outros sinais que podem indicar que uma pessoa é celíaca são:

  • Falta de apetite
  • Erupções na pele
  • Câimbras musculares
  • Desnutrição
  • Atraso no aparecimento da primeira menstruação em meninas pré-adolescentes
  • Problemas de fertilidade ou abortos recorrentes
8

Se você apresentar vários destes sintomas, é importantíssimo consultar o seu médico e submeter-se a todos os tipos de exames médicos que ajudam a diagnosticar a doença celíaca.

A doença celíaca conta com um tratamento que ajuda o paciente a recuperar a pilosidade no intestino delgado, melhorando notavelmente seu estado de saúde e eliminando todos os sintomas. Mas isto só é possível através da eliminação total do glúten da dieta, o que leva o indivíduo a fazer mudanças radicais no tipo de alimentos ingeridos.

Lembre-se sempre que, para se obter qualquer diagnóstico definitivo e adequado, deve-se consultar um profissional médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou celíaco, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.