
Um dos transtornos de personalidade mais incompreendidos é o narcisismo. Este problema mental faz com que a pessoa tenha um sentido exagerado do ego, ou seja, sente-se o centro do universo, preocupa-se extremamente por si mesmo e não costuma ter empatia com outras pessoas. O egocentrismo é a base do narcisismo.
Apesar das causas deste tipo de transtorno serem desconhecidas, o seu desenvolvimento ganha mais força em pessoas com uma infância geralmente insensível. Se estiver se perguntando como saber se é narcisista, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.com.br pois damos as dicas para descobrir se sofre deste problema que faz você se sentir o ser mais importante da sua própria vida.
O narcisismo tem a sua origem na mitologia grega. Diz-se que o belo jovem Narciso recusou todas as donzelas que se apaixonavam por ele. A sua beleza era tanta que ficou apaixonado por si mesmo após ver o seu reflexo na água; se apaixonou tanto pela sua própria imagem que se lançou à água, onde acabou morrendo e se convertendo em uma bonita flor, que hoje em dia chamamos de narciso. Esta foi a condenação dos deuses pelo seu amor próprio.
O narcisismo é uma síndrome que, apesar de parecer exatamente o contrário, é sofrida por pessoas com uma baixa autoestima. O sentimento de vazio provoca neles uma ânsia de egocentrismo e de admiração por si mesmos, visto que não encontram este carinho ao seu redor. O narcisista, além disso, precisa de demonstrar continuamente as suas conquistas, seu dinheiro, seu status ou seu poder.
Para um narcisista tudo se reduz a objetos tangíveis. Desde a beleza ou o poder, até um namorado/a. Tudo e todos devem ser uma definição do seu próprio sucesso, por isso, são perfeccionistas e tiram o valor de tudo ao seu redor para o transferir para eles mesmos.

Para saber se é narcisista deverá começar a observar e analisar o seu próprio comportamento. A pessoa que sofre deste transtorno psicológico sente um amor desproporcionado por si mesmo e leva a cabo comportamentos disfuncionais na sua personalidade, ou seja, são excessivamente positivos com suas possibilidades e sucessos, precisam de uma admiração constante por si mesmos e não mostram aos outros nem um pouquinho de empatia.
Que exista um verdadeiro grau de amor próprio é normal e inclusive saudável para manter o otimismo e a positividade, no entanto, quando este amor se converte em extremo ou obsessivo, falamos de transtorno narcisista.
Para saber se sofre deste tipo de problema psicológico de personalidade, leia com atenção os seguintes pontos. Se cumpre com 5 ou mais deles, pode ser um indício de narcisismo:
- Exagero de fantasias relacionadas com o sucesso, o poder, a beleza ou o amor próprio e imaginário.
- Sentimento desproporcionado de amor e importância para si mesmo.
- Exigência de admiração excessiva.
- Considera-se tão especial que só pode ser relacionado com pessoas igualmente importantes ou com um status similar, desprezando quem se encontrar "abaixo" dele.
- Pretensioso. Espera favores e precisa sempre que suas expectativas se cumpram, sejam elas quais forem.
- Aproveita-se dos outros para conseguir as suas próprias metas.
- Apático e com empatia nula. Não se identifica com os sentimentos ou necessidades de outras pessoas.
- Acha que todo o mundo tem inveja e ciúmes dele.
- Personalidade soberba e arrogante.

Se você considera que a sua forma de ser parece com a de um narcisista, é provável que sofra de sintomas como:
- Reação a qualquer crítica, sem a aceitar.
- Exagera talentos, conquistas e sucessos.
- Precisa da atenção constante de qualquer pessoa ao seu redor.
- Interesse obsessivo por si mesmo.
- Egoísmo.
- Egocentrismo.
- Despreza as outras pessoas por não as considerar em seu mesmo nível.
As pessoas com transtornos narcisistas costumam ter muitos problemas para se relacionar devido ao seu egocentrismo, o seu egoísmo e sua falta de empatia com os outros. Costumam ser seres convencidos, o que dificulta ainda mais o fato de estabelecer relações saudáveis e sinceras.
A insistente necessidade de aprovação e valorização por parte dos outros leva a exigir o reconhecimento das pessoas, ainda quando ele não tem razão, e pode chegar a ridiculizar e a desprezar qualquer pessoa para conseguir isso. O seu objetivo é sentir que é aceite, valorizado e amado.

No fundo, mesmo que pareça o contrário, o narcisista é uma pessoa com carências e com uma baixa autoestima que procura em si mesmo se sentir realizado, valorizado e querido. Se acha que sofre deste transtorno, não hesite em consultar um psicólogo para realizar um tratamento psicoterapêutico que ajudará você a se relacionar com os outros de uma forma mais positiva, empática, compreensiva e compassiva.
Se ainda tiver dúvidas, saiba que a sua personalidade narcisista pode ser diagnosticada através de um teste psicológico. Existem vários testes de personalidade que podem certificar este transtorno psicológico.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou narcisista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.