Como saber se sou paranoico

Como saber se sou paranoico

A paranoia, desde um ponto de vista etimológico, significa estar fora da mente. Este significado está muito relacionado com a definição dada pelos psiquiatras, pois é um transtorno mental que se caracteriza pela existência de delírios repetitivos e autorreferentes. Pode se converter em um transtorno crônico grave de intensidade variável, com graves consequências para a vida e as relações diárias. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos a você como saber se é paranoico.

Passos a seguir:
1

Existem diferentes traços que podem indicar se é ou não uma pessoa paranoica. Geralmente, os indivíduos com tendência ao egocentrismo, narcisismo e com problemas de baixa autoestima são bastante susceptíveis a ter personalidades paranoicas. Os sintomas para detectar uma pessoa com potencial para sofrer um transtorno paranoico são bem mais comuns do que poderíamos imaginar, e às vezes é muito difícil saber quando é um problema verdadeiro de saúde mental.

2

Vamos contar para você as diferentes características que podem ser sintomas de transtorno paranoico. Um dos mais importantes é a desconfiança quando ela é sem medidas e até certo ponto patológica, afetando sem dúvida a sensatez. Outro sintoma muito relevante é a presença de delírios bastante realistas, que de fato parecem tão reais que são vividos como verdadeiros.

3

As pessoas com tendência à paranoia costumam ser muito hostis com o meio ao seu redor, e costumam guardar com muito ressentimento qualquer desprezo mínimo ou simplesmente uma opinião diferente da própria. Uma característica que as define com muita clareza é a sua baixa autoestima, que as leva a pensar sempre no pior e no negativo.

4

Este tipo de pessoas são muito egocêntricas, por isso não aceitam a opinião de ninguém. Mostram-se inflexíveis e muito autoritárias com todo mundo. Não suportam quem as leva a pensar o contrário e se a isso somarmos o fato de que não aceitarem críticas, são pessoas muito complexas de lidar. Também demonstram uma frialdade emocional muito grande e nenhuma empatia.

5

Um dos sintomas mais claros de um possível comportamento paranoico é a dificuldade de estabelecer e manter relações interpessoais. Também existe uma certa tendência a sofrerem episódios depressivos, e quando atingem um estado depressivo elevado as ideias paranoicas se potencializam. Dependendo de com quem esteja, a pessoa com este transtorno se comporta de forma diferente.

6

A paranoia não é facilmente detectável nem previsível; é preciso prestar atenção aos sintomas que comentamos, mas principalmente no ciúme excessivo, no nervosismo ou desconfiança excessiva. É um transtorno mental progressivo e seu avanço é muito gradual; para detectá-lo é preciso estar muito bem informado já que os sintomas podem ser explicados de outra forma.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou paranoico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.