Partilhar

Como saber se tenho alergia à penicilina

Por Sara Viega. Atualizado: 7 agosto 2017

A penicilina é um dos fármacos que mais reações alérgicas provocam, de maneira que é necessário ter em conta as reações que este medicamento causa sobre o organismo. Caso ocorram uma série de sintomas, será necessário visitar um alergologista ou médico especialista e efetuar os correspondentes testes de alergia. Para que conheça mais detalhes sobre isso, em umComo explicamos como saber se tenho alergia à penicilina.

Também lhe pode interessar: Porque tenho os pés frios
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, destaca-se que é provável que se produza uma reação adversa à penicilina sem que esta se trate de uma alergia, tal como a ocorrência de efeitos adversos a qualquer outro medicamento. É por isso que é importante saber se você é alérgico ou não à penicilina, realizando os exames médicos necessários controlados por um alergologista ou médico especialista.

2

Desta forma, a alergia à penicilina ocorre quando o sistema imunológico de nosso organismo atua perante este medicamento como se tratasse de uma substância daninha e produz anticorpos contra ela. É por este motivo que pode ser que ao tomar penicilina pela primeira vez não ocorra nenhum problema, mas sim que o faça nas aplicações posteriores.

3

Caso depois de algum tratamento com penicilina ocorra uma reação alérgica, os primeiros sintomas mais comuns serão:

  • Urticária
  • Erupções cutâneas
  • Coceira
  • Inchaço de lábio, língua ou rosto
4

Assim existe a possibilidade de que a penicilina cause sibilâncias e a pessoa em questão sinta dificuldade para respirar por causa da alergia a esta medicação. Também pode ser que ocorram outros sintomas como vômitos, náuseas ou diarreia.

5

Em casos mais graves, a alergia à penicilina pode provocar um choque anafilático ou anafilaxia que requer tratamento médico urgente, já que pode chegar a causar a morte do paciente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia à penicilina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho alergia à penicilina

Voltar ao topo da página