Como saber se tenho alergia à tinta de cabelo

Como saber se tenho alergia à tinta de cabelo

As tintas de cabelo permanentes constituem um dos produtos cosméticos que mais se usam hoje em dia, mas também causam muitas reações alérgicas nos consumidores. Embora a segurança destes produtos capilares seja garantida, algum de seus componentes e ingredientes químicos ao entrar em contato com o couro cabeludo podem originar uma reação alérgica, que pode ser manifestada de forma leve, mediante coceira ou ardor na zona em que a tinta foi aplicada, ou mais grave se as lesões se estenderem a outras partes do corpo. No seguinte artigo de umComo mostramos com detalhe todos os sintomas para que descubra como saber se tem alergia à tinta de cabelo.

 

Passos a seguir:
1

A maioria das tintas de cabelo contêm ingredientes químicos como amoníaco, parabenos, resorcinol ou parafenilenodiamina que podem provocar uma dermatite de contato ou lesão mais graves no couro cabeludo e na pele. Por isso, é importante revisar bem a etiqueta destes produtos antes de adquiri-los e optar sempre pelas tintas de cabelo mais naturais possíveis.

2

Um dos principais sintomas da alergia à tinta de cabelo é a vermelhidão da pele que entrou em contato com o produto, como o couro cabeludo, as orelhas ou o pescoço. A vermelhidão costuma ser acompanhada por coceira e ardor, chegando a sentir picadas muito intensas e inclusive dor nas zonas afetadas.

3

Nos casos com um pouco de mais gravidade, outro dos sintomas próprios da reação alérgica à tintura de cabelo é o aparecimento de erupções ou bolhas na pele. Estas bolhas podem conter uma substância aquosa e no final acabam rompendo, deixando crostas na pele.

4

Estas lesões que indicam que você é alérgica à tinta de cabelo podem aparecer durante a aplicação ou depois de várias aplicações do produto. Em qualquer caso, perante a manifestação destes sintomas é importante retirar a tinta do cabelo o mais rápido possível e visitar seu médico ou dermatologista para que lhe receite o tratamento mais adequado. Sobretudo, considere que as lesões tenham se estendido a outras partes do rosto e corpo.

5

Para evitar as reações alérgicas graves à tinta de cabelo, a chave está na prevenção. Como é indicado nas instruções de todas as tintas para o cabelo, o melhor é realizar uma prova prévia para verificar como atua o produto sobre a pele. Aplique uma pequena quantidade do produto sobre a pele na zona interna do braço e espere pelo menos 48 horas. Se notar que a pele fica vermelha, apresenta ardor, coceira ou erupção, retire o produto de imediato e não o aplique sobre o cabelo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia à tinta de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.