Partilhar

Como saber se tenho alergia à umidade

Por Sara Viega. Atualizado: 5 julho 2019
Como saber se tenho alergia à umidade

O que frequentemente conhecemos como alergia à umidade, na realidade trata-se de uma reação alérgica ao mofo que ocorre em espaços úmidos. Esta condição acontece com todas as doenças próprias de uma alergia, originando certas manifestações físicas difíceis de ignorar. Mas como saber se você tem alergia à umidade? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhe.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho alergia a gatos
Passos a seguir:
1

Se você vive em espaços onde há muita umidade ou acúmulo de mofo, é possível que desenvolva uma alergia a este tipo de ambiente. Para saber se é assim, a observação é o melhor aliado.

2

Se cada vez que entrar em um espaço com muita umidade, apresentar os seguintes sintomas, é possível que você tenha alergia ao mofo:

  • Coceira no nariz e olhos.
  • Vermelhidão nos olhos e/ou nariz.
  • Congestão nasal.
  • Lacrimejamento.
  • Em alguns casos, espirros frequentes e consecutivos.
3

Como a alergia à umidade nem sempre é fácil de evitar, pois não estaremos de forma constante em um ambiente que possamos controlar, é importante ir a um médico para confirmar este diagnóstico e realizar o tratamento recomendado.

Este será especialmente importante quando visitar zonas ou espaços com um nível elevado de umidade.

4

Em casa você pode tomar algumas medidas que ajudarão a evitar a alergia à umidade de forma eficiente:

  • Instale desumidificadores em diferentes pontos de sua casa, estes ajudarão você a controlar a umidade no ambiente.
  • Mantenha sempre as zonas propensas à umidade, como os banheiros ou o sótão de sua casa, bem ventilados.
  • Faça a manutenção adequada do ar condicionado e o aquecimento em casa, especialmente limpando os filtros para evitar a acumulação de partículas que possam causar alergia.
  • De preferência, evite manter plantas dentro de casa. Se tiver, é importante evitar que formem fungos em suas folhas e talos, pois os mesmos podem ser uma causa de alergia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia à umidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho alergia à umidade

Como saber se tenho alergia à umidade
Como saber se tenho alergia à umidade

Voltar ao topo da página