Partilhar

Como saber se tenho alergia aos ácaros

Como saber se tenho alergia aos ácaros
Imagem: teinteresa.es

Os ácaros são pequenos insetos da família dos aracnídeos que não são visíveis a olho nu. Sua facilidade de se adaptar a qualquer ambiente torna-os uma das espécies mais antigas da humanidade, podendo ser encontrados tanto ao ar livre como em espaços fechados. Em casa costumam habitar em nossos colchões, travesseiros e tapetes, e ainda que não os possamos ver, são causadores de importantes alergias em muitas pessoas. Mas será que você é sensível a eles? Em umComo.com.br explicamos a você como saber se você tem alergia aos ácaros facilmente.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a alergia aos ácaros
Passos a seguir:
1

Os ácaros propriamente não são os responsáveis por um episódio de alergia, mas sim suas partículas fecais. Ainda que não os possamos ver, costumam estar presentes em espaços quentes, normalmente de tecido, como colchões e tapetes, alimentando-se das microscópicas partículas de pele e resíduos que eliminamos a cada dia.

2

Os sintomas de alergia aos ácaros costumam apresentar-se especialmente a nível respiratório, sendo mais predispostos os pacientes asmáticos. Quem sofre desta condição costuma manifestar os sinais especialmente na hora de dormir ou acordar, ou também quando está perto de superfícies cheias de poeira em seu lar.

3

Entre os sinais que evidenciam uma alergia aos ácaros encontramos:

  • Espirros frequentes e consecutivos.
  • Corrimento nasal.
  • Congestão nasal importante.
  • Prurido no nariz.
  • Em alguns casos podem ocorrer quadros de tosse e dificuldades para respirar.
  • Muitos pacientes com alergia aos ácaros apresentam também dermatite, sensibilidade e prurido na pele.
4

Estes sintomas estão presentes durante todo o ano, porém são mais comuns em estações problemáticas para os alérgicos, como a primavera ou o outono. Os sintomas se manifestam ao deitar-se e também ao levantar, depois de passar muitas horas em um possível colchão infestado com ácaros. Também são comuns quando estamos em uma área cheia de tapetes ou quando tiramos a poeira da casa.

5

Uma vez diagnosticado, e como acontece em todos os casos de alergias ambientais, prevenir a alergia aos ácaros dependerá de diversos fatores, no entanto você deve saber que é complexo, pois estes insetos fazem parte de nosso meio e sua eliminação total é improvável.

Apesar disso, existem alguns passos que você pode dar para melhorar sua saúde, por isso convidamos você a consultar nosso artigo como prevenir a alergia aos ácaros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho alergia aos ácaros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho alergia aos ácaros

Como saber se tenho alergia aos ácaros
Imagem: teinteresa.es
Como saber se tenho alergia aos ácaros

Voltar ao topo da página