Partilhar
Partilhar em:

Como saber se tenho alergia aos cães

Passo a passo
Avaliação: 4,4 (13 votos)
1 comentário
5 vezes partilhado
 
Como saber se tenho alergia aos cães
Fonte: redmedicavirtual.com

Os gatos e os cães são os animais que mais respostas alérgicas geram nas pessoas. Estes produzem uma série de alérgenos prejudiciais para todas aquelas pessoas atópicas com possibilidades de sofrer desta alergia, as quais somam 15 a 30% da população. Nestes casos, aparece uma série de sintomas que podem revelar-nos se nosso animal nos produz alergia ou não. No entanto, nem todas as pessoas que apresentam os sintomas que detalharemos a seguir são necessariamente alérgicas aos cães, pois não são exclusivos e podem ser confundidos. Se você desconfia que sofre deste tipo de anomalia, continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se você tem alergia aos cães.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho alergia aos ácaros
1

As pessoas mais vulneráveis a sofrer de alergia aos cães são as atópicas, com reações excessivas diante de substâncias ou estímulos, expostas ao alérgeno durante um período de tempo considerável, e as crianças. As pessoas que sofrem outro tipo de alergia similar, como alergia a gatos, ao pólen ou aos ácaros, têm maiores possibilidades de sofrer dela. Bem como as que têm antecedentes familiares.

2

Quando falamos de ter alergia aos cães não nos referimos ao animal em si, mas a uma ou várias proteínas que eles produzem e que geram uma reação alérgica. Em geral, os alérgenos mais comuns costumam encontrar-se na saliva do cão e nas glândulas sudoríparas, sebáceas e nos canais lacrimais. Por ser a saliva uma das substâncias que contêm os alérgenos, o cão pode transmitir diretamente as proteínas prejudicais se nos lamber, e pode passá-las à sua pele e ao pelo, pois costumam limpar-se de vez em quando.

Fonte: animalfiel.es
3

Quanto aos sintomas da alergia aos cães, você deve saber que não são exclusivos deste tipo de alergia, por isso a pessoa que os sofre não tem que ser alérgica a este animal. Uma das primeiras reações é sentir ardor ou coceira nos olhos, que costuma vir acompanhada de uma leve vermelhidão e lacrimejamento.

4

A rinite é outro dos sintomas mais comuns que as pessoas com alergia aos cães apresentam. Costuma vir acompanhada de espirros constantes, mucosidade e congestão nasal.

Em casos mais graves de alergia a cães, é possível sofrer de uma crise asmática devido a um maior contato com os alérgenos ou a encontrar-se com mais de um cão. No entanto, este sintoma costuma ocorrer em pessoas com asma ou problemas respiratórios.

Fonte: mundoanimal.com
5

Se a pessoa for alérgica às proteínas que se encontram na saliva do cão e tiver um contato direto com os alérgenos, pode ocorrer uma urticária ou alterações na pele similares. A urticária pode ser leve ou aguda, em função do grau de alergia que a pessoa afetada sofrer.

6

Nos casos mais extremos, é inclusive possível sofrer de um choque anafilático. No entanto, este é o sintoma menos frequente da alergia aos cães. Mas, se ocorrer, é imprescindível ir imediatamente ao médico para iniciar um tratamento urgente.

7

Por se tratar de sintomas próprios de outros processos alérgicos, é imprescindível procurar um alergologista e fazer os testes para determinar que tipo de alergia você tem. Caso tenha alergia a cães você deve saber que não é necessário livrar-se do animal, basta tomar algumas precauções que você deverá consultar com seu veterinário, como dar-lhe banho com mais frequência e um xampu específico para reduzir a quantidade de alérgenos, escovar seu pelo todos os dias, ou não deixar que suba no sofá ou nas camas.

8

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como saber se tenho alergia aos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como saber se tenho alergia aos cães

Muito útil
1 comentário
ana carla zandona
olá minha filha tem tosse seca e vai aumentando até que provoca dor de garganta ou pneumonia. já recorri a vários médicos tomou vários remédios antialérgicos, corticoides etc... pergunto pode ser alergia a que?

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como saber se tenho alergia aos cães
Fonte: redmedicavirtual.com
Fonte: animalfiel.es
Fonte: mundoanimal.com
1 de 3
Como saber se tenho alergia aos cães