Como saber se tenho anemia

Como saber se tenho anemia

A anemia é definida como a diminuição da hemoglobina abaixo dos limites considerados normais, ou seja, a falta de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Apesar de existirem diferentes tipos de anemia, a ferropênica - falta de ferro no sangue - é a mais comum. Deste modo, se acredita que está abaixo dos níveis mínimos e para que saiba mais sobre esta condição, neste artigo de umComo explicamos para você como saber se tenho anemia.

Passos a seguir:
1

Na hora de saber se tem anemia, a única forma de o determinar é através de uma análise de sangue em que é necessária uma extração que lhe permita conhecer os seus valores de hemoglobina. Quanto aos níveis normais de ferro, podemos dizer que se devem situar:

  • Entre 4 e 5'2 milhões/mm3 de glóbulos vermelhos no caso das mulheres.
  • Entre 4'5 e 5'9 milhões/mm3 de glóbulos vermelhos no caso dos homens.

Desta forma, se o seu valor de glóbulos vermelhos no sangue está situado abaixo destas quantidades, é provável que esteja com anemia.

2

Também é essencial referir que a anemia pode ser muitas vezes assintomática, ou seja, não ocorre nenhum sintoma que evidencie que os níveis de glóbulos vermelhos são inferiores aos valores mínimos. Deste modo, é possível que lhe detetem anemia através de um exame de rotina, uma vez que os valores de ferro aparecem sempre nas análises de laboratório.

3

No entanto, existem casos em que ocorrem sintomas relacionados com a falta de ferro no sangue, o que lhe poderá despertar à atenção. Assim, se você se sente cansado com facilidade, sem necessidade de realizar grandes esforços, é possível que tenha anemia. Por sua vez, é possível que também surjam problemas de concentração que dificultarão o desenvolvimento de atividades cotidianas como trabalhar ou estudar.

4

A descida de hemoglobina também pode provocar palidez no rosto, devido à notável redução de glóbulos vermelhos e ao encerramento dos vasos sanguíneos que ocorre devido a esta condição. Algumas pessoas também podem notar uma perda de peso, mais ou menos considerável, devido à anemia.

5

Também é comum que as pessoas com anemia apresentem problemas a nível neurológico como dor de cabeça, mas também tonturas ou vertigens, que junto com possíveis alterações na visão podem causar perda de consciência e desmaios.

6

Por outro lado, aqueles que sofrem de anemia, podem apresentar manifestações no sistema cardiovascular que incluem:

  • Taquicardia;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Sopros cardíacos.
7

Apesar de existirem diferentes tipos de anemia, a ferropênica e carencial são as mais comuns e, em alguns casos, podem se resolver modificando os hábitos alimentares e optando por uma dieta rica em ferro. É por isso que lhe recomendamos que consulte o seu médico sobre o tratamento a seguir contra a anemia e além disso consulte este artigos que lhe podem interessar:

  • O que comer se tenho falta de ferro
  • Como curar a anemia ferropênica
  • Como se alimentar para curar a anemia

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho anemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O hemograma é o exame que confirma o diagnóstico, perante estes sintomas não hesite em consultar o seu médico.