Como saber se tenho apendicite

Como saber se tenho apendicite

Se desconhece qual é a função do apêndice, bem como o motivo pelo qual ele se infeta, deve saber pelo menos que diagnosticá-lo com rapidez pode evitar uma infeção grave no nosso intestino. Não são poucas as pessoas que, perante uma pequena dor de barriga, pensam que estão sofrendo de uma apendicite, ignorando que, geralmente, a inflamação do apêndice é fácil de detectar. Descubra como o fazer passo a passo!

Passos a seguir:
1

Um dos primeiros sintomas é uma dor leve que aparece em volta do umbigo ou na boca do estômago, difícil de distinguir de uma típica dor de barriga. No entanto, durante o dia esta dor torna-se contínua e progressiva, convertendo-se assim numa dor que o faz sentir a gravidade dos sintomas, pode chegar a pensar: "Esta dor não é normal".

Além disso, é possível que esta dor se intensifique com o movimento ou com ações cotidianas como tossir; este fato poderá ser diferente de uma simples dor de abdômen derivado de qualquer outra condição. Pode tratar de pressionar com força a zona que lhe dói com os dedos indicador e médio para, dois segundos depois, tirá-los. Se tiver apendicite de certeza que irá tossir, gritar ou dar um pequeno grito de dor.

2

Tente andar ou ficar de pé, outro dos sintomas característicos de uma apendicite aguda é caminhar encolhido e quase sem se mover, pois dependendo da inclinação da barriga, a dor pode se intensificar. Se se tratar realmente de apendicite, é possível que não queira se levantar da cama e/ou não tenha força para isso, uma vez que ao estar encostado pode aliviar um pouco a dor.

Outro teste que pode fazer é dar um salto; este será um dos testes que o profissional do seu centro de saúde lhe irá pedir para fazer, bem como tossir. Se não consegue levar a cabo nenhuma das opções devido ao aumento da dor, é um mau sinal.

3

Além disso, na hora de saber se tem apendicite, deverá controlar a sua temperatura corporal, visto que a febre é também um dos sintomas da apendicite. Lembre-se que a temperatura normal deve oscilar entre os 35 e os 37ºC, de maneira que se vir que está alta, poderá começar a suspeitar de que se trata de uma inflamação do apêndice.

4

Da mesma forma, sofrer de náuseas e/ou vômitos também pode ser uma evidência de que se trata de uma apendicite. No entanto, também existem outras condições gastrointestinais que geram estes sintomas, pelo que não pode ser um fato diferencial.

Tem sentido dificuldade ao evacuar desde que começou a dor? Destaca-se que os sintomas tardios da apendicite incluem tanto a prisão de ventre como a diarreia; isto poderia ser justificado pela dor que causa a infeção, assim como a realização de movimentos súbitos.

5

No caso de sentir parte ou todos estes sintomas, deverá consultar rapidamente o serviço de urgências para que um especialista médico o examine, apalpe a zona do apêndice e determine se se trata de apendicite através de exames pertinentes.

Se realmente for assim, é provável que o removam com uma operação simples, mas que precisará de repouso para uma correta recuperação. Além disso, recomendamos-lhe consultar os nossos artigos para saber mais sobre esta condição:

  • Como tratar a apendicite
  • Como curar uma ferida de apendicite
  • Como recuperar de uma apendicite
  • Como comer depois de uma apendicite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho apendicite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer dúvida, vá urgentemente ao seu centro médico.
  • Não tome analgésicos, podem dificultar o diagnóstico.
  • Evite comidas pesadas.
  • Lembre-se que se o apêndice rebentar, a dor pode estender-se por todo o abdômen originando uma grave infeção chamada peritonite.
  • A peritonite pode ser fatal se não for tratada rapidamente.