Como saber se tenho astigmatismo

Como saber se tenho astigmatismo
Imagem: viaoftalmo.com

Dores de cabeça, fadiga nos olhos e cansaço visual extremo, são sintomas de astigmatismo! O astigmatismo é uma doença hereditária muito mais ligada à má formação genética do que qualquer outro fator desencadeante. É muito comum e geralmente lidera o ranking de queixas a respeito de problemas da visão e com toda a certeza uma boa parte da população pode sofrer com esse mal silencioso e poderoso. Trata-se de um distúrbio de refração diretamente relacionada com a córnea, através dessa deformidade a íris se torna ovalada e portanto tende a tornar a imagem fora de foco. Confira como saber se tem astigmatismo aqui em umComo.com.br!

Passos a seguir:
1

Existem 5 tipos mais comuns de astigmatismos, mas a grande maioria é leve e sem possibilidade alguma de diagnóstico, não por falta de recursos médicos, mas justamente porque os sintomas podem ser tão tênues que o indivíduo nem sequer dá alguma atenção a eles.

O astigmatismo também pode ser provocado por transformações icônicas do cristalino, parte interna do olho que falando de forma clara seria como se os receptores internos da visão não estivessem em estado suficientemente saudável para registrar adequadamente todos os detalhes que captam, e dessa forma recebe apenas uma parcela distorcida da visão geral.

Imagem: amedeolucente.com
2

Possuir parentes com astigmatismo pode ser um sinal de que é necessário levar a criança a um oftalmologista, afinal as correções feitas na primeira infância tendem sempre a apresentarem os melhores resultados.

Mas não se desespere! Se você já é adulto e suspeita de astigmatismo, consulte o seu médico e descubra que ainda pode existir tratamento para o seu caso.

Imagem: ligacalvinista.com
3

Existem boatos antigos que dizem que o astigmatismo faz com que o usuário não consiga enxergar corretamente de longe. Mas na verdade isto não está completamente correto, afinal astigmatismo pode provocar tanto distúrbios da visão para longe quanto para perto.

É por isso que o astigmatismo também pode ser frequentemente confundido com miopia ou hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar de perto, ou a complicação visual que tem tendência a aumentar com o passar do tempo além de ter sintomas clássicos como dores de cabeça constantes, tonturas e perda de foco.

Imagem: cuidadocomoglaucoma.com.br
4

A única forma de saber se o que você tem é de fato astigmatismo é procurando um médico e fazendo os exames corretamente. O astigmatismo é muito inconveniente e pode perfeitamente atrapalhar a rotina de alguém, que pode ainda não ter se dado conta de que precisa de correção visual. Mas para quem está interessado em corrigir o problema as lentes de contato e óculos de grau podem fazer um ótimo trabalho.

As formas de tratamento são basicamente através de correção gradual, (com lentes de contato, ou óculos), e você também pode fazer um tratamento com aplicação de laser, para corrigir o problema de forma definitiva. Portanto visite o seu oftalmologista e faça os exames corretamente, a sua visão merece todos os seus cuidados!

Imagem: compraroculos.net

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho astigmatismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou das nossas dicas? Então não esqueça de deixar um comentário!