Como saber se tenho bruxismo

Como saber se tenho bruxismo
Imagem: americadentalcr.com

Há algumas pessoas que durante as horas de sono ou durante o dia, apertam sua mandíbula de forma involuntária, com maior força do que o habitual, o que pode levar os dentes a ranger. Esta condição é conhecida como bruxismo, um hábito que pode chegar a afetar de forma grave a saúde de nossos dentes, ocasionando sintomas muito incômodos para o paciente. Como pode ocorrer enquanto descansamos, muitos pacientes não são conscientes desta condição, mas alguns sinais podem detectar sua presença. Em umComo.com.br, explicamos como saber se você tem bruxismo.

Passos a seguir:
1

Ainda que o bruxismo possa ser um hábito do qual o paciente não está consciente, pois ocorre durante o sono, muitas pessoas sofrem de bruxismo durante o dia, especialmente perante situações de tensão. E o estresse é a principal causa de uma pessoa apertar com maior força do que o necessário a mandíbula, podendo ou não ranger também os dentes. Por isso é importante detectar se esta condição ocorre enquanto estamos acordados, deste modo poderemos ir a um dentista para encontrar uma solução adequada.

2

Um dos principais sintomas do bruxismo é a dor na mandíbula, produto da tensão exercida na zona devido à mordida forte por um tempo prolongado. Este sintoma é comum em quem sofre de bruxismo noturno, e costuma causar um grande desconforto na zona ao acordar.

3

Apertar com força os dentes e rangê-los durante um período prolongado pode trazer também outras consequências que são sinais de que sofremos de bruxismo:

  • Dores faciais
  • Dores de cabeça que podem se estender para o pescoço ou ouvidos
4

Ao chegar neste ponto, as dores ocorrem com muita frequência e intensidade, então o paciente procura ajuda médica. Um dentista é o profissional adequado para tratar o bruxismo, que pode ser diagnosticado com uma simples revisão.

Esta condição produz desgaste e fraturas no esmalte dental, além de perda óssea, o que em casos mais graves pode afetar de forma intensa os nossos dentes, ocasionando a perda de peças completas. Por isto é importante aplicar o tratamento oportuno indicado por um especialista para eliminar este hábito e reduzir seu impacto em nossa saúde dental e geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho bruxismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.