Partilhar

Como saber se tenho cáries

Como saber se tenho cáries
Imagem: comosehace.co

Manter a saúde dental é imprescindível para ter dentes saudáveis e fortes. A boca é um dos elementos mais importantes do nosso corpo, uma vez que a usamos para nos alimentarmos. Sem dentes em perfeito estado, a mastigação e trituração da comida é bem mais complicada, e ingerir os alimentos sem mastigar pode produzir problemas estomacais e aumento de peso com mais rapidez, entre outras consequências. Uma das doenças mais comuns por mal cuidado dos dentes é o aparecimento de cáries. Se não forem curadas a tempo podem se propagar e espalhar pela boca, pois são infecciosas. Para que isto não aconteça, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como saber se tem cáries para identificar e curá-las a tempo.

Também lhe pode interessar: Como tratar Cáries
Passos a seguir:
1

As cáries são produzidas pela aderência de bactérias nos nossos dentes, causando a chamada placa dental ou placa bacteriana. Cada vez que ingerimos alimentos, as bactérias da nossa boca produzem ácidos que dissolvem e danificam o esmalte dos nossos dentes e a dentina, criando as cáries e atingindo até a polpa e a raiz se não forem tratadas. Geralmente, estas bactérias costumam grudar em partes específicas dos dentes, como a superfície dos dentes molares e pré-molares ou área paralela à gengiva. Desta forma, se as cáries não forem tratadas quando é devido, podem danificar também a gengiva e levar a outras doenças como a gengivite.

Como saber se tenho cáries - Passo 1
Imagem: prontuarioidmed.com.br
2

Durante a etapa inicial da cárie é muito difícil detectá-la, pois não produz dores e quase não dá para ver a olho nu. O mais recomendável é ir duas vezes por ano ao dentista para fazer as revisões adequadas e detectar se existe ou não o aparecimento de cáries.

3

Embora durante os primeiros dias seja complicado detectar se algum dos seus dentes tem cárie, conforme a doença avança existem algumas evidências que podem levar a essa conclusão. Os sintomas mais destacados das cáries são os seguintes:

  • O esmalte do dente perde brilho.
  • O dente afetado adquire um tom mate e começa a mudar de cor (nem sempre é um sintoma confiável).
  • Incomodidade ao mastigar determinados alimentos, principalmente doces e ácidos.
  • Sensibilidade ao frio e ao calor (tanto em bebidas como em alimentos).
  • Se a cárie for avançada, algumas partes do dente podem quebrar.
  • Criação de buracos em alguma parte do dente.
  • Em cáries avançadas podemos sentir o dente latejar.

Se a cárie não for tratada pode provocar também dor de ouvido e inclusive dor de cabeça com sensação de pontadas. É aconselhável inspecionar seus dentes diariamente com um espelho para ver se algum destes sintomas está presente em seus dentes. Apesar da mudança de cor nem sempre ser sinal de cárie, pode indicar que temos algum outro tipo de infecção ou que acumulamos muito tártaro.

4

Se perceber algum dos sintomas anteriores, não hesite em ir ao dentista imediatamente para fazer o diagnóstico e tratar a cárie como é devido. Lembre-se que se não fizer isso, os danos podem aumentar até serem irreversíveis.

Como saber se tenho cáries - Passo 4
Imagem: contigosalud.com
5

Para evitar o aparecimento de cáries nos dentes você pode ler este artigo e seguir as instruções de prevenção. Escovar os dentes corretamente e fazê-lo pelo menos 3 vezes por dia é essencial para manter as cáries longe e evitar seu aparecimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho cáries, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho cáries

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
rodolfo ritler
Eu escovo os dentes no almoço e na hora de dormir, nos finais de semana só pra dormir kkkkkkkk.
Laura R
desses sintomas só tenho o de sensibilidade ao frio, será que tenho?
Natalia
Fui a uma dentista, e ela disse que tinha 11 cáries, só que depois, fui no dentista do meu marido, e ele falou que não era isso tudo, porém não disse quantos. Ai fui em outra dentista, que disse que tinha só 4 dentes e fez um orçamento de 700 reais. Limpeza e tirar as cáries. Até aí tudo bem, mas hj olhando bem meus dentes, vi vários outros dentes manchados. Será que são cáries?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natalia! Pode ser sim, mas sem ser observada fica difícil dizer. Se você está com dúvidas, o melhor que tem a fazer é pedir uma segunda opinião para um dentista. Obrigada pelo seu comentário!

Como saber se tenho cáries
Imagem: comosehace.co
Imagem: prontuarioidmed.com.br
Imagem: contigosalud.com
1 de 3
Como saber se tenho cáries

Voltar ao topo da página